26 de abril de 2024

Trump estava pronto para atacar o Irã, mas desistiu 10 minutos antes do bombardeio

Em uma série de textos publicados em uma rede social, o presidente Donald Trump afirmou que os Estados Unidos estavam prontos para bombardear o Irã, mas ele decidiu interromper a ação 10 minutos antes.
“Na segunda eles (os iranianos) derrubaram um drone não tripulado que sobrevoava águas internacionais. Nós estávamos com o gatilho pronto e carregados para retaliar na última noite, em três pontos diferentes quando eu perguntei quantos morreriam”, de acordo com Trump.
Modelo do drone dos EUA que foi derrubado pelo Irã perto do Estreito de Ormuz — Foto: Divulgação do exército dos EUA/Reuters

Modelo do drone dos EUA que foi derrubado pelo Irã perto do Estreito de Ormuz/Foto: Divulgação

Um general respondeu a ele que seriam 150. Ele, então, interrompeu a ação dez minutos antes do horário previsto para o ataque.
“[O ataque] não seria proporcional à derrubada de um drone não tripulado.”
As sanções impostas ao Irã estão tendo efeito, e mais foram impostas na quinta (20), de acordo com ele.
“O Irã não pode ter armas nucleares nunca, não contra os Estados Unidos e não contra o mundo”, escreveu.
Irã afirma que drone sobrevoava seu território
O Irã revelou que derrubou um drone dos Estados Unidos em seu território na madrugada de quinta (20). Eles afirmam que a aeronave não tripulada sobrevoava perto de seu litoral.
As Forças Armadas do Irã asseguraram nesta sexta (21) que enviaram advertências ao avião não tripulado dos Estados Unidos antes de derrubá-lo.
Os EUA contestam essa versão: os norte-americanos dizem que o drone estava sobre águas internacionais. O avião custa US$ 130 milhões (cerca de R$ 498 milhões).
Operação de retaliação estava em andamento
O jornal “The New York Times” publicou que uma operação de retaliação estava em andamento, com aeronaves no ar e os navios estavam em posição para atacar, quando a operação foi suspensa.
Local é importante para o transporte de petróleo
O drone foi derrubado perto do Estreito de Ormuz, por onde é escoado cerca de um quinto de todo o petróleo do mundo.
Dois navios petroleiros foram atacados há uma semana na região.
Os EUA acusaram o Irã de estar por trás dos incidentes. O exército americano tornou público um vídeo que, segundo eles, mostra iranianos tirando explosivos não detonados do casco de um navio –o que seria uma forma de impedir a identificação dos autores do ataque.
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost