19 de abril de 2024

Secretário garante que prédio do Instituto Santa Juliana será revitalizado em Sena

O secretário de Educação, Cultura e Esporte do Acre, Mauro Sérgio Cruz, garantiu à reportagem do ContilNet nesta última semana que o prédio da escola de ensino fundamental Instituto Santa Juliana, em Sena Madureira, será revitalizado após a instalação de uma comissão e liberação de emendas parlamentares.

De acordo com o secretário, a equipe é formada por profissionais da arquitetura, engenharia, membros da Diocese de Rio Branco e pessoas que acompanharam de perto a história do símbolo cultural do município.

O prédio completará 100 anos de história em 2023/Foto: Reprodução

“É nossa meta a reforma. Já conversamos com alguns parlamentares e reunimos o grupo para articular os próximos passos a serem tomados. O projeto em seguida será montado e por fim, captaremos os recursos em forma de emendas parlamentares”, explicou.

A futura construção contará com o apoio do senador Márcio Bittar (MDB). A estimativa é de que no próximo ano o colégio já comece a receber os primeiros trabalhos de reconstrução.

Em 2023, a escola completará 100 anos de história. Grande parte das autoridades acreanas e figuras públicas estudaram na instituição, que em seus primeiros anos foi conduzida por freiras da Ordem Servos de Maria (OSM).

INTERDITADA 

O instituto foi declarado patrimônio histórico e teve a sua estrutura tombada e desativada no ano de 2014, pelo Corpo de Bombeiros.

Em 2015, a jornalista Wania Pinheiro, do site ContilNet, fez uma visita ao local e registrou o abandono e as condições precárias da edificação.

Como forma de atender a clientela de mais ou menos 700 alunos, um anexo do prédio, na lateral, foi usado para as novas instalações da instituição.

CONFIRA AS FOTOS: 

HISTÓRICO DO INSTITUTO SANTA JULIANA

O Instituto Santa Juliana é uma escola de Ensino Fundamental e Médio mantida pelo Poder Público Estadual. A instituição foi inaugurada em 7 de setembro de 1922 pelos Servos de Maria. Funcionava inicialmente em uma casa de madeira do Dr. Virgulino de Alencar, Juiz de Direito.

santa juliana sena

Santa Juliana foi fundado em 1922, em Sena: Foto: Blog Alma Acreana

Inicialmente, a escola funcionava com os antigos ensinos Primário e Ginásio, tendo como professores as próprias Irmãs e outros professores de renome. Recebia alunos de quase todo o Estado, que estudavam sob o regime de internato.

Em 27 de outubro de 1936 o Instituto Santa Juliana foi fechado e as Irmãs Servas de Maria Reparadoras retornaram à Itália. Após cinco anos, em 1º de julho de 1941, o estabelecimento de ensino foi reaberto em regime de internato e externato para meninas, novamente sob a direção das Irmãs Serva de Maria Reparadoras.

Em 1969, a escola oferecia os cursos de Jardim de Infância, Primário e Normal Regional. Administrado pelas Irmãs até dezembro de 1977, teve como última diretora a Irmã Maria Marinella Brizzi.

Em janeiro de 1978, a Diocese fez um acordo com a Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Acre, no qual as partes concordaram que o governo assumiria toda a responsabilidade pelo funcionamento da instituição de ensino.

Em 1980 a escola foi fechada novamente por falta de condições físicas e todos os estudantes transferidos para a escola Eliziário Távora. Foi então que em 1985, graças aos esforços dos Padres Paolino Maria Baldassarri e Heitor Maria Turrini, que sempre mantiveram o ideal de reabertura da escola, conseguiram a reforma do Instituto junto à comunidade.

Após funcionar como escola de Ensino Médio e Fundamental, atualmente, o Instituto Santa Juliana, de propriedade da Diocese de Rio Branco, tem seu registro reconhecido e ratificado pelo Governo do Estado sob o Decreto nº 8.721, de 1º de outubro de 2003, como escola de Ensino Fundamental. A direção do Instituto é exercida pela professora Arthuriette Gonçalves de Oliveira, reeleita pela comunidade escolar em 2016.

O histórico do Instituto Santa Juliana foi elaborado pela direção e professores da instituição, que completará 94 anos no dia 7 de setembro deste ano.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost