Prefeitura de Rio Branco recebe alunos da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal

De 11 a 19 de junho, a Prefeitura de Rio Branco, por meio do Centro de Multimeios da Secretaria de Educação, estará recebendo alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de seis escolas da rede municipal de ensino: Ilson Ribeiro, Juvenal Antunes, Francisca de Paula Oiticica, Maria Lúcia Marin, Benfica e Luíza Cadaxo. A ideia é realizar uma aula diferente, aproximando os alunos da arte e oportunizando o contato com as diversas linguagens artísticas oferecidas. Essa é uma iniciativa da Coordenação de EJA e do Setor de Transporte, em parceria com o Multimeios, todos setores da SEME.

Alunos de seis escolas participam/Foto: ascom

O atendimento, que acontecerá no turno da noite, será adaptado para esse público e os alunos visitarão todos os espaços do Multimeios: acolhimento com cantigas de roda, contação de histórias, cinema e visita à Biblioteca e à Mini Galeria de Arte. A expectativa é atender, essa semana, uma média de 330 nas seis escolas beneficiadas.

Após essa primeira experiência, serão realizados novos agendamentos, contemplando alunos da EJA das Escolas Boa União, Anice Dib Jatene, Raimundo Herminio de Melo e Monte Castelo, além do CRAS Cidade do Povo e do Centro de Convivência do Idoso Cosme Moraes do bairro Calafate.

A expectativa para receber os novos visitantes era grande, mas a interação foi rápida e natural. “Para o Centro de Multimeios é um grande prazer receber a EJA e perceber que quanto os alunos respondem positivamente ao serem colocados em contato com a arte”, observa Marília Bomfim, coordenadora do Centro.

O secretário municipal de educação, Moisés Diniz, e a coordenadora da EJA, Jussara Bomfim, são grades entusiastas dessa parceria. “Já há algum tempo, a EJA municipal vinha sonhando com esse momento, pois acreditamos que compartilhar a arte não tem idade e contribui para sua formação integral”, colocou Jussara.

Nazaré Lima de Souza, de 54 anos, aluna da escola Juvenal Antunes, gostou tanto da visita que declarou a vontade de trazer seus netos:  “Eu gostei muito dos quadros de arte. Muito lindo ver os lugares que a gente conhece pintados nas obras de arte. Fiquei emocionada com o filme porque as formigas ensinam a gente a se ajudar pra vencer. Quero voltar outras vezes e trazer meus netinhos”, declarou.

Já Célio de Almeida Barroso, de 56 anos, aluno da EJA na Escola Juvenal Antunes, quando perguntado sobre o que achou da visita ao Centro de Multimeios, disse: “Gostei muito. Gostei mais das brincadeiras de roda porque lembrei do tempo em que fui criança e senti muita saudade. Eu cheguei e no começo não quis brincar aí a música foi tocando e as pessoas brincando, senti vontade de rir e brincar com elas. Senti que era criança de novo”.

Para quem não conhece, o Centro de Multimeios é um setor da Secretaria Municipal de Educação (SEME) do Município de Rio Branco – Acre, vinculado ao Departamento de Ensino, criado no ano de 1993, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura junto aos alunos das escolas municipais. Suas atividades artísticas agregam várias linguagens, como música, teatro, contação de histórias, exposição de artes visuais e rodas de leitura, proporcionando ao público o acesso aos bens culturais e a valorização de suas tradições.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Prefeitura de Rio Branco recebe alunos da Educação de Jovens e Adultos da Rede Municipal