18 de abril de 2024

Prefeita Socorro Neri contrata 33 médicos para reforçar ações da saúde na cidade

Trinta e três novos médicos; clínicos gerais, pediatras e ginecologistas, passam a reforçar a Saúde na rede municipal de Rio Branco a partir de hoje. A prefeita Socorro Neri e os profissionais aprovados em processo seletivo simplificado, assinaram nesta sexta-feira, 14, a carta de apresentação e o contrato de trabalho.

No total, foram 39 vagas abertas pela Prefeitura de Rio Branco. De acordo com o secretário de Saúde do município, Oteniel Almeida, as seis vagas restantes serão preenchidas já nos próximos dias quando serão chamados os profissionais que estão na lista de espera. “É o momento em que a gente enfrenta uma crise financeira e também a questão de não ter médicos para contratar na cidade de Rio Branco. Porém, a prefeita faz um esforço muito grande, garante os recursos necessários, nossa equipe vai para o convencimento dos profissionais que estavam disponíveis e hoje a gente garante esse dia tão importante para a Saúde de Rio Branco. Dessa maneira, ampliamos em mais de 21 mil o número de novas consultas. E quem ganha é a população nos bairros que passam a ter acesso à assistência da saúde com qualidade”.

Com essa contratação, a capital acreana passa a ter médicos em todas as 56 unidades de saúde que estão sob responsabilidade do município.

33 novos médicos vão reforçar a saúde em Rio Branco/Foto: ascom

“A sensação é de muita felicidade, muito orgulho em poder ajudar a população, porque na atenção primária é exatamente isso que nós fazemos. Nós vemos o paciente como um todo, de forma holística, inclusive a social. Ainda mais aqui no nosso estado que tem essa carência praticamente crônica de médicos. É realmente um momento de muita felicidade e é com muito prazer que eu me coloco nessa condição de servir e ajudar. Eu sempre digo que se não fosse para ser médica da família, eu não teria cursado medicina”, disse Ana Flávia Galarça.

O médico Rodrigo Dourado falou reconhecer o empenho e a organização que foi exigida da Prefeitura de Rio Branco para que essas novas contratações pudessem ser realizadas diante da imensa crise financeira. “Eu me sinto privilegiado, porque esse é um momento financeiro e político muito conturbado. Estou feliz por poder exercer a profissão que escolhi para ajudar tantas pessoas que precisam dos nossos cuidados”.

“Nós temos um déficit grande de médicos e existe uma parte da população que está sem atendimento. Essa possibilidade, dentro de um grande esforço da prefeita Socorro Neri em fazer a redução de despesas na nossa cidade, garante ações importantes como essa, de fortalecimento da saúde. Quem ganha é a população”, comentou o médico Athos Muniz.

Posse ocorreu nesta sexta/Foto: ascom

Para o líder da prefeita na Câmara, vereador Rodrigo Forneck, a gestão da prefeita Socorro Neri é compromissada e muito responsável com o dinheiro público, o que pode não agradar alguns interesses individuais, porque coloca o coletivo sempre em primeiro lugar. “Mesmo com os golpes que o governo federal tem dado nos municípios brasileiros, aqui em Rio Branco temos feito o dever de casa. Enxugado a máquina, economizado aonde podemos para conseguir cuidar da população. Investir na contratação de médicos é o maior símbolo desse cuidado com os mais pobres, com quem não tem dinheiro para pagar uma consulta particular. É garantir que lá nas unidades de saúde mais distantes as pessoas que mais precisam tenham acesso à medicina”.

O promotor de Justiça Gláucio Oshiro, titular da Promotoria Especializada de Defesa da Saúde do Ministério Público do Acre (MPAC) participou do evento e disse que o Sistema Único de Saúde (SUS) é o maior programa político e social da Constituição Federal de 1988. “Em Rio Branco, 95% da população depende exclusivamente do SUS. Portanto, apenas com esse número nós já conseguimos vislumbrar o quanto é importante trazer médicos para fazer a assistência dessas pessoas. Nós sabemos ainda, que, com relação ao governo federal, estão sendo feitas tentativas de desmobilizar o programa Mais Médicos, não permitindo a continuidade dessa ação importantíssima nas capitais e em cidades com mais de 300 mil habitantes. Isso vai ocasionar um impacto severo em grande parte dos municípios que já tem em seu planejamento poder contar com esses profissionais. Precisamos fortalecer a rede de atenção básica para conseguir atender fundamentalmente o sujeito central do SUS que é o paciente”.

A prefeita Socorro Neri disse que as medidas adotadas por sua gestão começam agora a fazer sentido para pessoas que antes não entendiam o motivo da reforma administrativa e a necessidade de ajustes na máquina pública municipal. De acordo com ela, a saúde deve ter uma melhoria significativa. Neri também falou sobre o fim do programa Mais Médicos em Rio Branco. Se o governo federal não rever este posicionamento, dos 110 médicos que atualmente fazem parte do quadro municipal, a capital acreana vai perder dez médicos até dezembro deste ano e outros 43 até julho de 2020.

“Nós estamos atuando junto à Confederação Nacional dos Municípios [CNM] para evitar que isso aconteça, buscando reverter essa decisão, à medida em que os municípios com mais de 300 mil habitantes, e ainda mais em regiões distantes dos grandes centros, como é nosso caso, sofrem muita dificuldade em fazer seleção, em manter os profissionais residindo no município. Nós queremos impedir que isso aconteça, mas ao mesmo tempo estamos fazendo um planejamento para ver de que modo vamos suprir essa carência. Como é que o município vai dar conta disso num momento de crise financeira que o país inteiro atravessa e em Rio Branco não é diferente”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost