“Não foi surpresa”, diz Minoru sobre preferência do eleitor para prefeito de Rio Branco

Uma pesquisa de opinião sobre a preferência da população de Rio Branco para prefeito de Rio Branco, nas próximas eleições de 2020, divulgada nesta terça-feira (11), aponta o ex-reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Minoru Kinpara em primeiro lugar, com 24% das respostas na votação estimulada e também na votação  espontânea, com 6%.

Minoru Kinpara, ex-reitor da Ufac./Foto: Reprodução

Indagado pela reportagem do Contilnet sobre como recebeu os números, Kinpara, se disse honrado, mas que não foi pego de surpresa: “Confesso que não fiquei surpreso porque no meu dia a dia, nas minhas andanças e visitas às instituições as pessoas voluntariamente me perguntam se vou ser candidato, me pedem para ser. As manifestações de apoio tem sido frequentes.”, disse.

Minoru Kinpara ponderou que o apoio da população aumenta sua responsabilidade. “Eu fico feliz com as manifestações e em saber que parte da população acredita e deposita sua confiança em mim.”, enfatizou.

Para ele, no entanto, ainda é cedo para decidir a respeito. “Ainda falta mais de um ano para as eleições, então tem muita coisa para acontecer. Não tenho porque ter pressa. Não fui eleito. Quem foi eleito e está ocupando algum cargo eletivo seja no Executivo, seja no Legislativo é que deve ter pressa porque a população anseio por soluções na saúde, na educação.”, pontuou.

Minoru Kinpara foi candidato a senador nas eleições de 2018 pela Rede e obteve 112.989 votos, mas sobre ser candidato a prefeito ainda não afirma que será. “Ainda não decidi se vou colocar meu nome na disputa. Ainda não é hora de bater o martelo.”, reafirmou.

Indagado, acredita que até o final do ano decidirá seu futuro político, inclusive a definição de outra incógnita: qual partido se filiará. Sobre isso, Minoru admitiu que é com o PSDB que o diálogo encontra-se mais avançado. “Eu tenho conversado com todas as lideranças que tem e procurado. Sou pessoa de diálogo e recebo a todos de maneira educada e PSDB foi um dos que nos procurou e, hoje, as possibilidades da minha ida ao PSDB são muito grandes. Dos partidos que me procuraram, foi o que eu senti mais segurança, mais firmeza.”, destacou.

A PESQUISA

A pesquisa é da Realtime Bigdata, encomendada pela TV Gazeta, emissora da Rede Record de Televisão no Acre. Na votação espontânea os números mostram além de Minoru Kinpara, com 6%; também aparecem: Socorro Neri e Mara Rocha, com 5%: Coronel Ulysses, com 3%; Raimundo Angelim, 2%;  Ney Amorim e Roberto Duarte, com 1%. 2% dos eleitores citaram outros nomes, 13% branco ou nulo e 62% não souberam ou não responderam.

Na votação estimulada, cujos números mostram Minoru Kinpara com 24% da preferência do eleitorado, também são apontados: Mara Rocha, com 18%; Raimundo Angelim, 9%; Coronel Ulysses, com 8%; Socorro Neri, 7% ; Ney Amorim e Roberto Duarte, 5%; Thiago Caetano, 2% e Luziel Carvalho, 1%. Brancos e nulos são 8% e 13% não souberam ou não responderam.

Foram ouvidos 780 eleitores entre os dias 6 e 7 de junho. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos com nível de confiança de 95%. (Fonte: agazeta.net)

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost