19 de abril de 2024

Inscrições abertas para Workshop de Redação de Patentes do Ifac

O Instituto Federal do Acre (Ifac) está com inscrições abertas para o Workshop de Redação de Patentes. O evento será realizado no campus Rio Branco, nos dias 27 e 28 de junho. A ação é coordenada pelo Núcleo De Inovação Tecnológica (NIT), vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Proinp) em parceria com a Axonal Consultoria Tecnológica. O workshop é voltado a estudantes, pesquisadores, empresários, gestores e inventores.

O objetivo do evento é capacitar os participantes a darem os primeiros passos na redação de patentes, incluindo a realização de buscas, identificação e leitura de documentos relacionados, definição do escopo da invenção, decisão sobre formas de proteção, elaboração de quadros reivindicatórios e relatórios descritivos.

O evento terá como palestrante convidado o Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, Henry Suzuki. Ele é especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas e colaborador sobre inovação e propriedade intelectual em diversos programas de capacitação empresarial e mentoria.

O workshop tem o apoio do Conselho Federal do Farmácia, Uninorte, Universidade Federal do Acre, Fortec, Associação Brasileira da Propriedade Intelectual, Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual, Sebrae-AC e Embrapa-AC.

Inscrição e programação

Para se inscrever é preciso acessar o site https://www.axonal.com.br/capacitacao.php e preencher o formulário. No dia do evento, é necessário a doação de 1kg de alimento não perecível.

Confira a programação:

27/06/2019

09h – 12h – Revisão de fundamentos sobre patentes e sua implicação no processo de redação e tramitação.
13h30 – 16h30 – Guias e Diretrizes para redação e análise de patentes; Erros comuns em redação e tramitação de patentes; Estratégias de redação de descrições de invenções, reivindicações e relatórios descritivos.

28/06/2019

09h – 12h – Exercícios guiados: Identificação e endereçamento de problemas técnicos; Construção de quadros reivindicatórios; Elaboração de relatórios descritivos.
13h30 – 16h30 – Busca e análise de patentes; Fontes de Informação gratuitas e comerciais; Ferramentas e técnicas de busca e análise (introdução); Oficina prática “online” com uso do sistema Questel Orbit; Tempo extra para busca e leitura de patentes de interesse pelos participantes (individualmente).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost