Rio Branco, Acre,





Eliane Sinhasique incentiva empreendedores a investirem em subprodutos do boi


A secretária levanta a questão de que, no Acre, as matérias-primas que podem ser extraídas do gado bovino não são aproveitadas

LAMLID NOBRE, DO CONTILNET

“Se no Acre, uma de nossas vocações produtivas é o boi, porque não potencializar e empreender com os subprodutos bovinos?”, indagou a secretária de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Eliane Sinhasique por meio de sua página pessoal no Facebook, incentivando que empreendedores acreanos invistam nos diversos subprodutos possíveis, derivados do boi.

Eliane Sinhasique, secretária da SEET./Foto: Reprodução

“O boi não representa apenas um bife ou um guisado como o da minha marmita no almoço de hoje! O boi e a vaca podem gerar centenas de subprodutos que nem imaginamos!”, enfatizou.

De acordo com Sinhasique, existem centenas de subprodutos que são usados na alimentação, agricultura, saúde, como matéria prima de móveis, etc e seguida apresenta uma seleção deles e alertou.

“Mesmo o mais fiel vegetariano pode estar cometendo um crime cruel ao fazer uma sutura depois de um acidente, tomando uma vacina ou chupando um inocente sorvete porque em todos esses produtos existem a presença bovina.”, disse.

A secretária levanta a questão de que, no Acre, as matérias-primas que podem ser extraídas do gado bovino não são aproveitadas. “A grande maioria desses subprodutos bovinos não são transformados aqui no estado e muitos deles são desperdiçados e, com isso, também desperdiçamos oportunidades de geração de emprego e renda. (…) Empreenda. Use sua criatividade e ganhe dinheiro com o que estão desperdiçando!”, conclui.

Conheça a lista de subprodutos do boi selecionados por Sinhasique:

Linha Cirúrgica
Do intestino do boi é produzida os fios usados em cirurgias.

Sorvete
Sorvetes e alguns produtos de confeitaria são feitos de gordura bovina.

Velas, sabão e sabonetes
O sebo é usado para a produção de velas, sabão e sabonetes entre outros itens.

Pincéis e escovas
Dos pelos e da pelagem do rabo, de bois e vacas são fabricados pincéis e diversos tipos de escovas, desde escova de cabelo, para roupa e de limpeza.

Pincéis Artísticos
Pincéis Artísticos são feitos de pelos de dentro da orelha do boi.

Gelatina
Muitos já ouviram falar que a gelatina que se come vem do boi. Na verdade, os tendões e ligamentos é que são transformados em gelatina.

Porcelana
A louça de porcelana é feita com dezenas de componentes, os principais são a argila, feldspato, e pelo menos 50% de cinzas de ossos de vaca, que deixa as peças com translucidez e mais durabilidade.

Vacina
O soro do sangue bovino é usado na fabricação de algumas vacinas.

Fertilizante
A farinha de sangue de boi tem alto teor de nitrogênio, e uma das suas aplicações é como fertilizante.

Cola de madeira
O sangue de boi é um dos ingredientes para fazer uma das melhores cola de madeira compensada.

Coalho
Da mucosa do boi a indústria de laticínios usa para a fabricação do coalho.

Acessórios de moda
Diversos itens usados na moda são feitos de couro, ossos e chifre. Exemplos são os presílias de cabelo, botões e pinos também são feitas com uma combinação de ossos ou chifres. Cintas, adornos, roupas, luvas, bolsas usam como matéria prima o couro do animal.

Equipamentos esportivos
As bolas de quase todos os esportes são fabricadas de couro, algumas luvas de esportivas e da tripa de boi são feitas as raquetes de tênis. No futebol desde a Bola, chuteiras e luvas de goleiro também são feitas de couro.

Ração
Sangue e ossos são compostos orgânicos ricos em cálcio e proteína, e com grande valor nutricional, são amplamente utilizados na fabricação de rações animal.

Colágeno
O colágeno é um composto utilizado em cosméticos, gelatina, medicamentos, filmes radiológicos e até no chicletes.

Açúcar
Em alguns países para o processo de refino do açúcar de cana-de-açúcar é usado um carvão de osso feito de boi.

Móveis
Ossos de vaca são transformados em móveis, uma maneira interessante de decoração e mobiliário.

Eco-plástico
Cientistas da Clemson University descobriram como transformar farinha de carne e osso em plástico, mais um entre centenas de alternativas ao plástico de petróleo.

Corantes
Alguns tipos de tintas, verniz, tinta para madeira, tinta artística, corante para alimentação, são feitas de ossos de gado.

Chifres e suas utilidades
Os chifres como o couro de vaca e boi têm sido usados para fazer cabos de facas, peças de xadrez, berrantes, vasos, pentes, botões, garrafas, copos de beber entre uma infinidade de outros elementos decorativos.

 

 

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários






Outras Notícias

Veja Também