25 de abril de 2024

Cidades do Acre e de Rondônia podem ficar sem energia elétrica nos próximos dias

“Mais de 217 mil pessoas que vivem em 12 municípios de Rondônia e dois do Acre correm o risco de ficar sem energia nos próximos dias”. A frase é de uma reportagem do Estadão. De acordo com a publicação, o aviso foi dado pela concessionária Energisa – que, em agosto do ano passado, comprou as distribuidoras estatais Ceron e Eletroacre. O risco de apagão deve-se a um erro administrativo das duas estatais que atuavam na região.

Energisa tenta resolver situação com Aneel/Reprodução

“Em 2018, como as duas operações seriam vendidas, as estatais simplesmente deixaram de incluir, em seus planejamentos de abastecimento, a necessidade de renovar os contratos que detinham com as usinas térmicas que abastecem esses municípios desplugados da rede nacional de transmissão. São os chamados ‘sistemas isolados’, que precisam ter uma usina próxima para acesso à energia”, diz um trecho da reportagem.

Os municípios afetados no Acre ainda não foram divulgados. Questionada, a Energisa disse que “não há qualquer possibilidade de descontinuidade do fornecimento de energia”. A empresa diz que “todos os procedimentos legais de regularização (…) já foram solicitados e estão em andamento na Aneel e demais órgãos competentes”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost