20 de abril de 2024

Bittar diz que finalidade do Fundo Amazônico é impedir o desenvolvimento da Amazônia

Em discurso no Senado nesta terça-feira (25) o senador Márcio Bittar, do MDB/AC, disse que um dos maiores escândalos do Brasil da atualidade, é o Fundo Amazônico. De acordo com o senador, Noruega, Alemanha e Brasil criaram o Fundo Amazônico para impedir o desenvolvimento da região amazônica.

“Considero um escândalo porque o Fundo está interferindo na soberania nacional, porque na prática ele foi fazendo convênios com secretarias estaduais e municipais de meio ambiente dos estados da Amazônia com a clara finalidade de que esses órgão passassem a ser correia de transmissão do interesse estrangeiro no Brasil. E palavra de ordem dessas entidades virou ‘não podemos mexer na Amazônia’. O fundo amazônico hoje é um atentado à soberania nacional”, disse.

Senador Márcio Bittar durante discurso no Senado/Foto: ascom

Bittar acusou a Noruega de agir diferente do que prega. Segundo o senador, o país nórdico financia essa campanha no Brasil porque afirma que os combustíveis fósseis são os causadores das mudanças climáticas e do aquecimento global, que é uma hipótese não comprovada até hoje e a partir dessa afirmação, fazem uma campanha para que países como Brasil não explorem esses recursos.

O senador disse ainda que apesar do discurso contra a exploração, a Noruega vive de petróleo e gás, ou seja, de extração de combustíveis fósseis, que correspondem a 51% do PIB do país, sendo o maior produtor e exportador de combustíveis fósseis da Europa ocidental.

Com a língua afiada, sobrou até para as ONG’s. Bittar disse que o dinheiro do Fundo Amazônico, 1 bilhão e 100 milhões de reais, servia apenas para financiar essas organizações, que agiam com proselitismo e viés ideológico. Bittar acusou as ONG’s de financiarem esquemas eleitorais em toda a Amazônia. “No Acre, o Fundo Amazônico arrumou mais de 20 milhões de reais pra três ONG’s, que não fizeram nada, só proselitismo e campanha ideológica eleitoral”, afirmou.

play-sharp-fill

Para Bittar, se esse países quisessem realmente ajudar o Brasil, deveriam investir esse dinheiro na construção de esgotos, que é o maior problema do norte do país. O senador disse ainda que fazia a mesma avaliação que o presidente Jair Bolsonaro sobre a Amazônia e defesa da soberania nacional.

“Estou com a interpretação do Governo Federal e do ministro do Meio Ambiente. Nenhum dinheiro pode entrar no Brasil para criar um exército de pessoas e de ONG’s que atentam contra o interesse nacional. O general Heleno disse que a maior parte das demarcações das reservas indígenas foram feitas em cima de laudos fraudados, e eu não vi uma ONG questionar essa afirmação, e sabe porquê? porque foi isso mesmo, foram feitas em cima de laudos fraudulentos e contra o interesse nacional” concluiu.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost