WhatsApp pede que usuário atualize aplicativo após detectar falha que permite acesso de hacker a celulares

O WhatsApp , aplicativo de bate-papo pertencente ao Facebook , pediu nesta terça-feira que seus usuários atualizem seu serviço de mensagens para sua versão mais recente. O alerta foi dado depois de o WhatsApp detectar uma vulnerabilidade no software que permitia ataques de hackers aos celulares que utilizam os sistemas operacionais da Apple (iOS) e do Google ( Android ).

O aplicativo descobriu no início deste mês a falha que permitia que invasores inserissem o vírus e executassem códigos em dispositivos móveis. Informou ainda que fez alterações em sua infraestrutura no fim da semana passada para impedir que os ataques ocorram, acrescentando que apenas um número seleto de usuários parece ter sido alvo do vírus.

“O WhatsApp incentiva as pessoas a atualizarem para a versão mais recente de nosso aplicativo, bem como manter seu sistema operacional atualizado, para proteger contra possíveis ataques direcionados a comprometer informações armazenadas em dispositivos móveis”, disse um porta-voz da empresa nesta terça-feira.

A declaração foi feita após o jornal Financial Times ter informado que hackers conseguiram instalar um software de vigilância, desenvolvido pela empresa israelense de vigilância cibernética NSO Group, em iPhones e dispositivos móveis do sistema Android. O WhatsApp confirmou que o ataque tem as marcas de uma empresa privada que trabalha com os governos para entregar spyware, que assume o controle dos sistemas operacionais de telefonia móvel.

Questionado sobre o caso, o NSO Group disse que sua tecnologia “é licenciada para agências governamentais autorizadas com o único propósito de combater o crime e o terror”, acrescentando que não opera o sistema em si.
“Investigaremos as alegações e, se necessário, tomaremos as providências cabíveis, o que pode incluir o encerramento do sistema. Sob nenhuma circunstância, o NSO estaria envolvido na operação ou identificação de alvos de sua tecnologia, que é operada exclusivamente por agências de inteligência e de aplicação da lei”.

O WhatsApp informou que notificou os reguladores europeus de privacidade de dados sobre a violação e também forneceu informações policiais aos EUA para conduzir uma investigação. Também disse que informou as organizações de direitos humanos sobre o ataque e se colocou à disposição para trabalhar com elas para notificar a sociedade civil.

A Comissão de Proteção de Dados da Irlanda informou que o WhatsApp notificou o órgão regulador na segunda-feira de que registrou uma “séria vulnerabilidade de segurança” e que está se engajando ativamente com a empresa para verificar se algum dado de usuário da União Europeia foi comprometido.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

WhatsApp pede que usuário atualize aplicativo após detectar falha que permite acesso de hacker a celulares