18 de abril de 2024

Um acreano está no olho do furacão de uma briga entre o TCU e a CNC

Nomes no telhado

Subiu no telhado, como na piada do português, as nomeações do historiador João Pereira, para a Agência Reguladora de serviços Públicos do Acre (Ageacre), e da agente administrativa da Polícia Federal Leilane Ribeiro para a presidência do Acreprevidência. A assembleia Legislativa já estava formando comissões de deputados para análise dos documentos e dos currículos dos dois para levá-los a plenário a fim de votar e deliberar se eles assumiriam ou não os cargos. Mas nesta segunda-feira (06) o governador Gladson Cameli mandou retirar os nomes da pauta.

Secretaria da Mulher

Ao que tudo indica, Gladson Cameli não tem intenção de substituir os nomes e a retirada da pauta seria apenas para enviá-los junto com a proposta de nova reforma administrativa, num pacote só. Na nova reforma, o governo deve criar uma secretaria de caráter social, que vai contemplar as mulheres, povos indígenas e direitos humanos. A Secretaria de Polícia civil será de fato extinta e ficará sob a alçada da Secretaria de Segurança Pública.

Na marca do pênalti

O secretário de Produção e Agronegócio, Paulo Wadt, ao que tudo indica, ganhou mais alguns dias de fôlego e deve permanecer no cargo. Pelo menos não será exonerado junto com o comandante da Polícia Militar, coronel Mário César, e com o secretário de Polícia Civil, Remulo Diniz. Mas sua situação está na marca do pênalti por conta de declarações feitas numa reunião com produtores na qual não teria poupado a classe política de adjetivos nada calorosos e o caso teria chateado, principalmente, ao vice-governador Wherles Rocha.

Amac em Cruzeiro do Sul

Conforme noticiado pela coluna, na semana passada, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, está, como presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), em Cruzeiro do Sul. Ela lidera uma caravana de pelo menos 15 dos 26 prefeitos do Acre numa reunião da entidade no município. É a primeira reunião extraordinária da Amac em 2019. E está sendo realizada em Cruzeiro do Sul não por acaso.

Socorro Neri viajou acompanhada de técnicos da Amac, com o objetivo de conhecer tecnologias empregadas pela prefeitura administrada por Ilderlei Cordeiro para problemas como coleta de lixo, reciclagem de resíduos sólidos e o uso do Micro Revestimento Asfáltico com polímero.

Os ex-capas-pretas

Poucos entenderam a mensagem subliminar contida na foto tirada na casa do ex-governador Jorge Viana na qual aparecem, além dele, o ex-governador Binho Marques e os ex-prefeitos Raimundo Angelim e Marcus Alexandre. O encontro deu-se no último domingo, segundo Jorge Viana postou em sua página, no Facebook. O recado ali contido é que, apesar da derrota acachapante em 2018, quando todos – exceto Binho Marques, que não concorreu a nada – perderam as eleições, o grupo está se reaglutinando politicamente. Isso significa que, a partir desses encontros, comerão a organizar de fato as oposições no Estado – uma oposição bem menos inconsequente que aquela feita pelo Cesário Braga, o garotão que preside o PT ainda sobre as ordens do ex-grande-grão-vizir do petismo, o professor Francisco Nepomuceno ‘Carioca”.

Caminho de volta

A depender dos rumos que a política tomar, é deste grupo que sairá provavelmente a oposição mais dura ao governo de Gladson Cameli com a possibilidade de o próprio Jorge Viana buscar pavimentar seu caminho de volta ao governo do Acre, com Angelim de seu vice, o grande sonho dele desde quando começou a governar o Acre. Não se admirem se, em 2022, a chapa for esta: Jorge Governador, Raimundo Angelim vice e Marcus Alexandre para o senado ou Câmara Federal com Binho buscando a única cadeira no Senado na futura disputa.

Encontro de fé

O encontro serviu, segundo Jorge Viana, para “animar e encher de fé” àqueles que estão sem mandato e sem poder. “Claro que nos preocupa esses tempos de intolerância, ódio e enfrentamentos. Há algum tempo as coisas começaram a dar errado, o sonho começou a dar lugar a um pesadelo e, hoje, muitos estão sofrendo! Esse encontro e essa conversa, porém, veio para animar nossas forças e nossa fé que, no final, a verdade vence e a luta vale a pena”, acrescentou.

Pescadores de votos

O vereador Elenildo da Pesca (Progressistas), como é conhecido o presidente da Colônia de Pescadores de Cruzeiro do Sul, acaba de ser reconduzido, pela quarta vez, para mais um mandato à frente da entidade. A eleição ocorreu no último domingo (05), com um quórum de pelo menos 1,5 mil eleitores. Elenildo da Pesca foi eleito com 717 votos, contra 672 votos obtidos pela chapa 2, encabeçada por Zé Roberto.

Rochas e Moro

Acompanhado de sua irmã, a deputada federal Mara Rocha (PSDB-AC), o vice-governador do Estado, Wherles Rocha, deve se reunir com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, nesta terça-feira (07), em Brasília. Na pauta de reivindicações a serem feitas pelos irmãos Rocha, está a criação de uma unidade especializada na segurança da fronteira do Acre com os países vizinhos (Bolívia e Peru), na tentativa de aumentar a presença da polícia na fronteira e intensificação de parcerias do sistema de segurança brasileiro com as autoridades equivalentes daquele país. “Temos que evitar a entrada de armas e drogas em nosso país”, disse Rocha.

A origem do rombo

O deputado Edvaldo Magalhães (PC do B) está propondo à mesa diretora da Assembleia Legislativa que, no próximo dia 09 (quinta-feira), a sessão seja sobre a previdência social no Estado. Quer debater o que ele chama de rombo, o qual o ex-diretor presidente do Acreprevidência, Alércio Dias, disse rondar em torno da casa dos R$ 400 milhões.

Pois Magalhães quer exatamente debater a origem disso.

Quem conhece o deputado sabe que, marotamente, ele quer ressuscitar o governo de Orleir Cameli, a quem é atribuída a extinção do Fundo Previdenciário, dinheiro que estava depositado no extinto Banacre e cujo acesso, pelo Governo, foi autorizado pela própria Assembleia Legislativa.

A ideia é constranger o governador Gladson Cameli, sobrinho do ex-governador – já falecido – ao qual a oposição vai atribuir a origem dos rombos na Previdência do Estado. Vai ser o primeiro teste de fogo, o batismo de sangue, do novo líder do Governo, Luiz Tchê.

Independência ou morte

A propósito, mesmo que tenha sido cogitado a ser líder do Governo na Assembleia, deputado Roberto Duarte (MDB), continua irredutível em não ser membro da base de Gladson Cameli. Insiste na cantilena de que é um parlamentar independente, sem marchar com a base ou com as oposições.

Dizem que, em política, independência quer dizer outra coisa. Independência mesmo seria só aquela gritada por Dom Pedro I às margens do Ipiranga;

Independência ou morte! – o resto é balela.

Umarb nas mãos do MDB

O presidente da União das Associações de Moradores de Rio Branco (Umarb), Ozeias Silva, acaba de filiar ao MDB. Significa que deve ser candidato a vereador.

MDB de Sena Madureira

Em Sena Madureira, o MDB se reuniu no final de semana para receber novos filiados, entre eles o servidor público Carlos Vale. Candidato a deputado estadual em 2018 pelo PTB, ele obteve mais de mil votos e agora, atendendo a convite de Mazinho Serafim, a maior liderança do MDB no município, trocou de legenda e deve ser candidato a vereador para tentar ajudar na reeleição do prefeito.

O ex-deputado Chagas Romão e o deputado Roberto Duarte, presidente da municipal de Rio Branco do MDB, foram a Sena Madureira prestigiar o evento.

Fim de prazo

Termina nesta segunda-feira (06) o prazo para os eleitores faltosos nas últimas três votações evitarem o cancelamento do título. Para isso, é preciso pagar as multas referentes às ausências, bem como comparecer a um cartório eleitoral para apresentar, além do título, um documento com foto e um comprovante de residência.

O processo pode ser iniciado pela internet, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Proteção de dados

Em Brasília, o relatório do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP) sobre a Medida Provisória (MP) 869/2018, que trata sobre proteção de dados, será votado na comissão mista na terça-feira (07), em reunião convocada pelo presidente do colegiado, senador Eduardo Gomes (MDB-TO). O texto altera as competências e garante autonomia técnica e decisória à Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Entre outras competências, o órgão deve zelar pela proteção de dados pessoais e segredos comerciais e industriais.

Apartamento milionário

O apartamento milionário colocado à disposição do presidente da Federação do Comercio do Acre (Facea), Leandro Domingos, no Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, num dos endereços mais caros do mundo, comparado a Paris e outras cidades famosas do mundo, vai ser objeto de investigação do Tribunal de Contas da União. O apartamento está avaliado em R$ 24,4 milhões e foi adquirido pela presidência da Confederação Nacional do Comércio (CNC) para hospedar, quando de viagens ao Rio de Janeiro, além do presidente da entidade, José Roberto Trados, e outros três diretores, entre eles o acreano Leandro Domingos.

Para o TCU, na pessoa do ministro Bruno Dantas, os recursos da CNC para a compra do imóvel foram usados irregularmente, já que teriam origem pública.

Fecha o pano, fecha!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost