18 de abril de 2024

Prefeitura vai expandir teste da Mãezinha em Rio Branco

A Prefeitura vai ampliar o programa de prevenção das hemoglobinopatias em futuras mamães no município de Rio Branco, através do Teste da Mãezinha. O trabalho articulado da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), desenvolvido na Policlínica Barral y Barral, disponibiliza 300 atendimentos mensais para gestantes e faz parte do conjunto de ações do município voltadas à atenção e cuidado da mulher grávida, durante o pré-natal.

Gestantes residentes na cidade de Rio Branco, por iniciativa da prefeita Socorro Neri, têm o direito de realizar gratuitamente o teste rápido especifico para diagnóstico precoce de hemoglobinopatias, que permite detectar até 40 doenças transmissíveis ao bebê, como as hepatites, Hiv, toxoplasmose e eletroforese de hemoglobina, entre outras.

Testes serão realizados na capital/Foto: ascom

O Teste da Mãezinha, disponibilizado na rede pública de saúde do município desde agosto do ano passado, será ampliado a partir da próxima semana. Para isso, profissionais da área, participaram de uma capacitação, na tarde desta terça-feira,14, no auditório do Barral y Barral.

“São cuidados com as futuras mamães que hoje ganham reforço com a descentralização dos serviços”, destacou o biomédico Kelvin Oliveira, responsável pelo treinamento.

Segundo Hailton Viana de Oliveira, coordenador da Policlínica, os investimentos do município permitiram reduzir os índices de mortalidade infantil, colocando Rio Branco em posição de destaque nacionalmente. “O atendimento que, antes, era feito em um único lugar, com a capacitação, passa para 13 pontos de coletas”, disse.

Rosemeire Rodrigues, que trabalha na Urap São Francisco, destacou a grande demanda de mulheres grávidas atendidas na unidade. “Levar esse serviço pra perto das pessoas é muito importante”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost