Rio Branco, Acre,





Por que algumas vezes tenho soluços ao comer ou beber algo?


E sabe aquela história de que levar um susto, prender a respiração ou tomar água gelada ajuda a acabar com o soluço?


Muitas vezes, parece que o soluço surge do nada, mas existem razões para que ele ocorra. E antes de explicar os motivos, é válido saber que tudo começa por uma contração involuntária do diafragma, músculo localizado abaixo do pulmão, entre o tórax e o abdômen. Sua função está ligada à respiração, ao auxiliar na inspiração de oxigênio para dentro do corpo.

Na maioria das vezes, o diafragma está em sincronia com a respiração, então, quando ele está contraído, ajuda na expansão da caixa torácica, aumentando a capacidade de volume dos pulmões. Quando ocorre uma espécie de descompasso entre a respiração e a contração do diafragma, se dá o soluço. Juntamente com esse processo, a glote, localizada na laringe, por onde deveria passar o ar até os pulmões, se fecha, e aí acontece o som característico do soluço.

Por que algumas vezes tenho soluços ao comer ou beber algo?/Foto: Reprodução

A sua principal causa está ligada a uma irritação do chamado nervo frênico, responsável por acionar o diafragma durante todo o procedimento de respiração. Ainda não se sabe exatamente a causa dessa irritação, mas já é possível identificar fatores que desencadeiam o soluço, como o consumo de bebida alcoólica, cigarro, temperatura dos alimentos e líquidos, estresse, ingestão de líquidos com gás e, algumas vezes, pode ocorrer após cirurgias. Algumas doenças também podem estar ligadas ao soluço, como aquelas que acometem o sistema nervoso central (esclerose múltipla, AVC, entre outros), ou que comprimem o nervo frênico por conta de algum trauma, tumor de esôfago ou procedimento cirúrgico.

E sabe aquela história de que levar um susto, prender a respiração ou tomar água gelada ajuda a acabar com o soluço? É tudo verdade! No primeiro caso, ocorre a liberação de adrenalina no organismo, o que ajuda a controlar o espasmo muscular. Já a segunda opção faz com que o diafragma relaxe, o que também melhora o processo do soluço. A água gelada estimula os nervos e o diafragma, fazendo com que o músculo volte a trabalhar normalmente.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste portal. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários

comentários






Outras Notícias

Veja Também