‘Ninguém é obrigado a ser ministro’, diz Bolsonaro sobre declaração de Guedes

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira que o ministro da Economia, Paulo Guedes, está “no direito dele” e não é obrigado a continuar no governo, depois ele declarar

— Ele está no direito dele. Ninguém é obrigado a continuar como ministro meu. Logicamente, ele está vendo uma catástrofe. E é verdade. Concordo com ele. Se nós não aprovarmos uma reforma realmente muito próxima da que nós enviamos para o Parlamento — declarou Bolsonaro, no Recife, após reunião com governadores do Nordeste e de Minas Gerais.

Bolsonaro aproveitou uma reunião com governadores do Nordeste, no Recife, para fazer um apelo pela aprovação da reforma da Previdência no Congresso.

Presidente Jair Bolsonaro Foto: Adriano Machado / Reuters

O presidente afirmou ainda que Guedes “não é nenhum vidente, mas não precisa ser para entender que o Brasil vai viver um caos econômico sem a aprovação dessa reforma”.

que deixará o cargo caso a reforma da Previdência apresentada pelo governo vire uma “reforminha”. O comentário de Guedes ocorreu em entrevista publicada no site da revista Veja nesta sexta-feira.

— Se não fizermos a reforma, o Brasil pega fogo. Vai ser o caos no setor público, tanto no governo federal como nos estados e municípios. Pego um avião e vou morar lá fora. Já tenho idade para me aposentar — disse o ministro, segundo a reportagem da Veja.

Segundo a revista, Guedes disse ainda que não é irresponsável e que poderia sair do governo caso seja aprovado o texto com uma economia muito menor do que o estimado de R$ 1 trilhão em dez anos.

– Eu não sou irresponsável. Eu não sou inconsequente. Ah, não aprovou a reforma, vou embora no dia seguinte. Não existe isso. Agora, posso perfeitamente dizer assim: ‘Olha, já fiz o que tinha de ter sido feito. Não estou com vontade de ficar, vou dar uns meses, justamente para não criar problemas, mas não dá para permanecer no cargo. Se só eu quero a reforma, vou embora para casa. Se eu sentir que o presidente não quer a reforma, a mídia está a fim só de bagunçar, a oposição quer tumultuar, explodir e correr o risco de ter um confronto sérioâÅ pego o avião e vou morar lá fora.

Ainda de acordo com a publicação, Guedes afirmou que o presidente Jair Bolsonaro está totalmente empenhado em aprovar a reforma nos moldes em que o projeto foi enviado pelo governo ao Congresso.

Ele reconhece que há uma margem de negociação, que pode no máximo ir a R$ 800 bilhões, e destacou ainda que a reforma previdenciária não está sendo apresentada apenas para equilibrar as contas públicas, mas que também se propõe a corrigir enormes desigualdades, de acordo com a revista.

O ministro reafirmou sua confiança nas convicções de Bolsonaro, e acredita em uma união política em torno da agenda econômica do governo.
— Eu confio na confiança que o presidente tem em mim — declarou.

Guia da Previdência: Clique aqui para entender todas as mudanças propostas na reforma do governo Bolsonaro.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

‘Ninguém é obrigado a ser ministro’, diz Bolsonaro sobre declaração de Guedes