18 de abril de 2024

Guerra entre administradores e representantes de sindicatos explode dentro do Iapen

Presidentes que representam sindicatos e associações ligados ao Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN) emitiram nota de repúdio na noite desta sexta-feira (17) onde protestam contra a presidência da entidade, que segunda eles, estariam perseguindo agentes que participaram de um manifesto realizado no dia 7 deste mês.

O Chefe do Departamento de Reintegração Social do Iapen, Renê Fontes, diz que mandaram desarquivar um processo administrativo de 2016 contra ele, que já se encontrava arquivado por falta de provas. “Sei que não é o Lucas (presidente do Iapen) que está por trás disso, mas imagino quem seja”, diz o agente.

A nota, assinada pelo presidente da ASSPEN/AC, Eden Alves Azevedo, por Francisco Iberton Calixto, presidente do SINDAPEM e por Cátia Bezerra do Nascimento, presidente do SINDSAI defende Renê Fontes e cita até o caso do suicídio de um agente penitenciário que sofria de problemas psicológicos.

“Lamentavelmente, após a participação de servidores no manifesto pacífico e ordeiro organizado por estas instituições representativas e realizado no dia sete do corrente mês, a direção tomou atitudes que chamamos de “caça as bruxas”, chamando em seu gabinete alguns servidores administrativos identificados por estarem presentes no movimento”, diz um trecho da nota.

Nota enviada à redação do ContilNet:

NOTA DE REPÚDIO

A ASSPEN/AC ,O SINDAPEN e SINDSAI repudiam com veemência os atos e as determinações por parte da Presidência do IAPEN em caráter persecutório a servidores Agepens e Administrativos.

Lamentavelmente, após a participação de servidores no manifesto pacífico e ordeiro organizado por estas instituições representativas e realizado no dia sete do corrente mês, a direção tomou atitudes que chamamos de “caça as bruxas”, chamando em seu gabinete alguns servidores administrativos identificados por estarem presentes no movimento.

Episódio recente foi do Agente Penitenciário e Chefe de Departamento de Reintegração Social Renê Fontes, que estranhamente de forma intimidatória houve a reabertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) do ano de 2016, que já se encontrava arquivado devido ausência de provas apresentadas e já ter prestados os devidos esclarecimentos na época. O servidor tem uma conduta ilibada dentro do Sistema Penitenciário, sempre ativo em defesa dos direitos da classe. O caso se agrava ainda com o vazamento de informações detalhadas sobre o PAD a imprensa.

Além dos casos citados acima, desde do inicio da atual gestão, temos denúncias que ocorrem horários previlegiados a seus indicados e apoiadores, com cumprimento apenas de 6h diárias totalizando 30h por semana, enquanto os demais tem documentos de determinação de cumprimentos de horários que totalizam as 40h semanais. Também ocorrem frequentes remanejamentos de servidores sem justificativa, de forma irresponsável e desrespeitosa. Elevando assim os insatisfeitos e desmotivados que repercutem no desenvolvimento emocional e na qualidade dos serviços executados. A exemplo, o agente que em tratamento psicológico foi transferido da UP4 para a FOC que resultou num trágico suicídio em pleno serviço.

EDEN ALVES AVEZEDO
PRESIDENTE DA ASSPEN/AC

FRANCISCO IBERTON CALIXTO
PRESIDENTE DO SINDAPEN

CÁTIA BEZERRA DO NASCIMENTO
PRESIDENTE DO SINDSAI

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost