19 de abril de 2024

Enxergar cores diferentes na foto do tênis significa ter um lado predominante do cérebro?

É verdade que quem enxerga um tênis verde e cinza em uma foto famosa da web usa mais um lado do cérebro enquanto que quem vê de outras cores usa mais o outro lado?

A foto de um tênis com duas cores predominantes não é nova, surgindo em outubro de 2017 e voltando a fazer sucesso nas redes sociais em maio de 2019. Nela podemos ver uma imagem de um tênis que, para uns é cinza com cadarços verdes e, para outras, é rosa com cadarços brancos!

De acordo com o texto que acompanha a curiosa fotografia, quem enxerga de uma cor, tem o lado esquerdo do cérebro predominante e quem quem enxerga de outra cor possui o lado direito mais desenvolvido.

Será que isso é verdade? Quais as cores que você vê no tênis da foto abaixo:

Se você vê um tênis cinza com cadarços verdes você usa mais o lado direito do cérebro e se você enxerga ele rosa com cadarços brancos, usa mais o outro lado do cérebro! Será verdade? (foto: reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Como já falamos no começo desse artigo, essa não foi a primeira vez que essa imagem viralizou na internet. Em outubro de 2017, o “tênis multicor” ganhou notoriedade ao confundir muita gente. No entanto, na ocasião, não havia essa associação entre o modo como você enxerga as cores do calçado e o lado dominante do seu cérebro. Isso surgiu somente na versão de 2019.

O site de língua inglesa Metro conseguiu encontrar, em 2017 – na primeira vez que a foto se espalhou na web -, a moça que publicou a foto do tênis no Facebook (que ela tinha certeza de que era cinza e verde), após seus amigos levantarem dúvidas quanto às cores do calçado.

O sucesso da curiosidade em volta dessa foto pegou embalo em outra imagem igualmente enigmática que havia sido compartilhada tempos antes, o vestido que ninguém conseguia decidir se era azul ou branco:

Qual a explicação para esse fenômeno?

A explicação do caso do tênis e a mesma que demos sobre o vestido:  Um ambiente mais iluminado, uma tela de celular com resolução e qualidade de imagem maiores (ou menores) e melhores (ou piores) e etc. Tudo isso influencia no modo como recebemos a imagem.

A verdade é que o cérebro se encarrega de ajustar as cores da maneira que lhe convém, mas isso não tem nada a ver com lado direito ser mais predominante do que o lado esquerdo ou vice-versa. A percepção das cores é algo muito pessoal!

Nesse artigo da Enciclopédia Britânica é explicado que essa ideia de que temos um lado do cérebro mais ativo que o outro e que temos um lado mais criativo e outro mais analítico é um mito! Pesquisas feitas com o auxílio de ressonância magnética não encontraram nenhuma evidência de dominância de nenhum do lados do cérebro.

Esse artigo de 2017, publicado pela Universidade de Harvard, ajuda a desfazer esse mito da lateralidade predominante do cérebro:

“De acordo com uma nova pesquisa, a ideia de pessoas que têm ‘cérebro esquerdo’ ou ‘cérebro direito’ também pode ser menos fixa do que pensávamos.”, afirma o Dr. Robert H. Shmerling

Provavelmente o mito surgiu da comprovação de que, geralmente, o hemisfério direito do cérebro é mais proficiente em tarefas espaciais, enquanto o lado esquerdo do cérebro trata com maior quantidade o centro da linguagem e da resolução de problemas, mas isso não significa que cada metade do cérebro funcione de forma independente.

Um exemplo dado no artigo da Britânica é a Matemática: Apesar da atividade de se calcular algo requerer uma enorme habilidade analítica, a imaginação e a criatividade também se fazem necessárias para a resolução de um problema proposto.

Como leitura complementar, sugerimos um artigo que publicamos em 2014 onde desmentimos a lenda que afirma que usamos apenas 10% do nosso cérebro:

Conclusão

O tênis da foto é cinza com cadarços verdes e enxergar outras cores na foto não determina se você usa esse ou aquele lado do seu cérebro!   

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost