19 de abril de 2024

Enem 2019 registra mais de 6 milhões de inscritos em todo o Brasil

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerrou nesta sexta-feira as inscrições para a edição 2019 da prova. Ao todo, a plataforma registrou 6,38 milhões de inscritos, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Em meio à crise do Ministério da Educação (MEC), agravada pelo bloqueio de verbas na pasta, especialistas e estudantes temiam por atrasos no Enem em 2019. Nomeado na sexta-feira, o novo presidente do Inep, Alexandre Lopes , assegurou que o exame está mantido e será feito dentro do prazo programado.

Enem/Foto: Reprodução

O número de inscritos registrados pelo Inep nesta sexta não indica o número final de particpantes no exame. Isso porque os inscritos têm até o dia 23 para pagar o boleto da matrícula. O dado oficial sobre os participantes na prova de 2019 será divulgado depois que os pagamentos forem computados, no próximo dia 28.

O número de inscritos neste ano é ligeiramente menor que o do ano passado, quando o Enem registrou 6,7 milhões de inscrições, das quais 5,5 milhões foram confirmadas com o pagamento do boleto de matrícula.

Próximos passos

Após a inscrição feita, o participante deverá receber seu cartão de confirmação com o local de prova em outubro, segundo o site do Inep. Neste ano, a prova será realizada em dois domingos consecutivos, no dia 3 de novembro — com as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e Redação — e no dia 10 de novembro — com as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

A partir do dia 20 de maio é possível fazer um requerimento de atendimento pelo nome social — caso a pessoa não queira ser chamada pelo nome do registro civil. O prazo para essa solicitação se encerra no dia 24 de maio.

A publicação do gabarito oficial e do caderno de questões acontecerá no dia 13 de novembro. Os resultados individuais de cada participante só deverão estar disponíveis a partir de janeiro de 2020.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost