É #FAKE que Moro mandou sancionar lei que aumenta rigor sobre motorista bêbado que causa acidente

Não houve nenhuma nova legislação aprovada. Última mudança foi sancionada pelo então presidente Temer, em 2017. Mensagem contém erros sobre a legislação vigente.

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que o ministro da Justiça, Sérgio Moro, mandou sancionar uma lei que aumenta o rigor da pena para o motorista que causar acidente com vítima dirigindo embriagado. A mensagem é #FAKE.

Existe, de fato, uma lei que aumenta o rigor contra o motorista que dirige embriagado e causa um acidente com vítima. Mas essa lei é a 13.546, de 19 de dezembro de 2017.

Como a própria data da lei que aumenta o rigor sobre motoristas embriagados ou drogados revela, ela foi sancionada em 2017, quando o hoje ministro Sérgio Moro era juiz federal. A lei, na verdade, foi sancionada pelo então presidente Michel Temer. Ela entrou em vigor em abril de 2018. Desde então, não houve nova mudança nesse sentido.

A mensagem falsa tem centenas de compartilhamentos no Facebook. A legenda que acompanha o vídeo diz: “Atenção aí quem tem CNH e dirige direto heim !!! Sérgio moro mandou sancionar hoje de manhã essa lei !!! O pau já começou a quebrar e quem não acreditar que as coisas já começaram a mudar pode se dar muito mal !!!”

No vídeo, uma mulher diz: “Cinco anos de prisão. Essa deve ser a pena-base que o juiz terá que aplicar agora a quem for pego dirigindo embriagado ou com algum tipo de entorpecente e causar um acidente de trânsito com lesão corporal grave ou gravíssima. Antigamente, havia pagamento de fiança, pagamento de multa e o cidadão saía ali pela porta da frente de uma delegacia. A nova lei 13.456/ 2017 já está em vigor e mais dura.”

Isso também não é verdade. Além de o número da lei estar errado, ela deixa claro que a pena iniciada em cinco anos só vale para casos de homicídio culposo. No caso de lesão corporal grave ou gravíssima, a pena começa em reclusão de dois anos (podendo chegar a cinco). E penas inferiores a quatro anos permitem que a punição seja convertida em prestação de serviços à comunidade.

Não é verdade que foi Moro quem mandou sancionar lei que pune com mais rigor motorista bêbado envolvido em acidente — Foto: Reprodução/Facebook

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

É #FAKE que Moro mandou sancionar lei que aumenta rigor sobre motorista bêbado que causa acidente