19 de abril de 2024

Dois rapazes filmaram cena nunca vista antes em um lago congelado

Coisas misteriosas encontradas no gelo

O gelo tem a capacidade de preservar bem certos materiais, não é à toa que nós mantemos nossa comida no congelador. Porém, alguns itens encontrados no gelo foram tão bem preservados que nos surpreende e formam verdadeiros enigmas. Veja agora as algumas coisas incríveis encontradas congeladas:

VÍRUS

O derretimento do gelo, às vezes, revela muito mais que animais e artefatos humanos. Um novo vírus gigante foi encontrado na Sibéria e, por seu tamanho relativamente grande, foi facilmente analisado por um microscópio simples. Esse vírus conseguiu ficar em estado de hibernação por mais de 30.000 anos, esperando por um hospedeiro.

Felizmente o vírus não pode causar doenças em nós humanos, mas a sua descoberta serviu de alerta a possíveis vírus que podem estar escondidos no gelo, ainda mais quando o aquecimento global derrete, a cada dia, mais gelo e o libera no mar.

MÚMIA JUANITA

A múmia Juanita ou “Donzela Inca”, é o nome dado a uma menina de quase 14 anos encontrada congelada no topo de um vulcão adormecido nos Andes. A menina fazia parte de um sacrifício Inca conhecido como “obrigação real”, onde um filho de um nobre é sacrificado em benefício da aldeia.

Juanita foi encontrada em 1995 e ficou congelada por mais de 500 anos, próximo dela também foram encontrados dois outros meninos, mas o que diferencia nossa múmia dos demais é o estado de conservação, nela é possível ver dentes e cabelos perfeitamente e até mesmo é observar o que ela comeu no dia do sacrifício.

A donzela Inca é mantida hoje em um estojo especial de preservação no Peru.

PEIXE NO PEIXE

O duelo final entre esses dois peixes, acabou sendo o último momento dos dois. O caso aconteceu em um lago congelado no norte dos Estados Unidos, dois irmãos estavam andando sobre gelo quando se depararam com uma cena improvável, uma calda de peixe para o lado de fora do gelo. Acabou que, quando os irmãos cortaram o gelo para ver o peixe congelado, perceberam que eram na verdade dois peixes e um deles estava comendo o outro.

Após o caso viralizar na internet, começaram a surgir várias teorias sobre a cena, e a mais aceita é que o peixe maior morreu engasgado com o menor e acabou sendo congelado.

MAMUTE LANUDO

O mamute lanudo, ou lanoso, é um parente bem próximo do elefante asiático e era comum no norte da Rússia até o final da Era do Gelo. O que acontece é que um Mamute, muito bem conservado, foi encontrado na região da Sibéria congelado.

O animal descoberto no gelo, tinha ainda parte do pelo e grande quantidade de DNA em bom estado no corpo. Quantidade esta, suficiente para alavancar as pesquisas de clonagem do Mamute para outro nível

O mamute é uma fêmea de quase 39 mil anos e segue em exposições pelo mundo.

MALA DO TESOURO

Agora imagine essa cena, você está andando por uma geleira quando encontra uma mala com rubis, esmeraldas e safiras, o que você faria? Comenta aqui em baixo. Isso foi o que aconteceu com um jovem alpinista francês, na geleira de Mont Blanc, na França. O jovem, que não foi identificado, encontrou a mala com a frase “ Made in India” e logo procurou as autoridades francesas para identificar o dono. O alpinista foi extremamente honesto, mas temos que levar em conta que, na lei francesa, se o dono não for identificado as joias voltam para quem achou a mala.

O valor das joias pode chegar até quase 1 milhão de reais.

ANTIGO BOSQUE

Animais, múmias, joias, tudo isso pode ser aceitável de se achar no gelo. Porém, dessa vez os pesquisadores encontraram toda uma floresta congelada. Desde 2012, árvores ainda de pé e com raízes começaram a aparecer com o derretimento do gelo no Alasca, cientistas da área contam que algumas das árvores do bosque podem ter até 2.350 anos! E graças a elas, eles finalmente podem juntar as peças sobre a história do local e como era a vegetação da área, milhares de anos atrás.

Os pesquisadores contam que as árvores foram protegidas por uma camada de calcário, assim o movimento das geleiras não destruiu as árvores, e ao invés disso, elas foram congeladas.

video
play-sharp-fill
PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost