Deracre abre concorrência para recuperar máquinas mas ninguém se interessa

Sem ter o que comemorar

No dia do Produtor Rural, comemorado no país neste 25 de maio, no Acre não há o que comemorar. Nem os sindicatos da categoria ou a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetac) lembraram a data. E por uma razão justa: sem ramais, assistência técnica, financiamentos ou outra política específica para o setor, ser produtor rural no Acre só com muita insistência. Um reflexo do que está acontecendo na área: o Deracre (Departamento de Estradas e Rodagens do Acre), acaba de abrir licitação para a contratação de mão de obra especializada para a recuperação de máquinas danificadas do órgão e não apareceu ninguém para a empreitada.

Mau pagador

O Deracre quer as máquinas recuperadas para aproveitar o verão e trabalhar a melhoria de ramais em todo o Estado, conforme promessa do governador Gladson Cameli. O fato de nenhuma empresa se habilitar à concorrência decorre de uma fama que o Deracre angariou nos últimos anos: a de mau pagador. Por isso, ninguém quer trabalhar para o órgão com medo de calote.

Demissões em Tarauacá

Criticada e apontada como a pior gestora da atual safra de administradores municipais, ao ponto de seus próprios correligionários, como o senador Sérgio Petecão (PSD), se manterem afastados dela e de seu município, a prefeita de Tarauacá, Marilete Vitorino, como achasse pouco os seus problemas, resolveu comprar mais uma briga. Ela vai iniciar um plano de demissão de servidores, inclusive de aposentados. Além disso, os que ficarem nos empregos, terão os salários reduzidos. Vem sendo apontada como um política desalmada, capaz de demitir e matar de fome os velhinhos que durante anos deram a vida pelo serviço público do município.

Pela porta dos fundos

A denúncia vem sendo feita pela vereadora Janaína Furtado (Rede), que está chamando os demais vereadores e sindicato dos servidores municipais para uma reunião a fim de debater o problema. Para a próxima semana, estão sendo marcadas uma série de protestos no município a fim de pressionar a prefeita para que ela não leve a cabo o projeto das demissões. Marilete Vitorino corre o risco de deixar a Prefeitura pela porta dos fundos tal é a revolta contra ela na cidade.

Em sua defesa

Por falar em gestores municipais, o ex-prefeito Rio Branco, Marcus Alexandre (PT), está se defendendo das acusações de irregularidades do TCU (Tribunal de Contas da União) em obras na BR-364 na época em que ele foi diretor-presidente do Deracre, órgão responsável pelas execuções dos serviços de recuperação na estrada, no período de março de 2007 a maio de 2012. As irregularidades foram apontadas numa Tomada de Conta Especial do TCU (Tribunal de Contas da União), no âmbito do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutrura e Transporte) para apurar o que chamou de danos ao erário na ordem da nada desprezível quantia de R$ 384 milhões.

Falência precoce

Os recursos fizeram parte de dois convênios, de números 117/2004 e 074/2006, no subtrecho de Sena Madureira ao Rio Macapá, na BR-364. Por isso, o órgão quis enquadrá-lo no Cadastro dos Devedores do Governo Federal, o Cadim. Em sua defesa, Marcus Alexandre disse que a culpa pela má qualidade das obras era do próprio DNIT, que se recursou a receber a obra, em 2011, como concluída. Além disso, as deficiências no órgão em nível local teriam sido as causas dos danos ao erário pela “falência precoce do pavimento”. Segundo Alexandre, a inspeção nas obras que ocasionou essa decisão só foi feita 21 meses após a entrega da obra.

Biometria em Sena

O Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), por meio da 3ª Zona Eleitoral, realizou a revisão biométrica de 120 eleitores da Reserva Extrativista Cazumbá Iracema, zona rural de Sena Madureira, nos dias 17 e 18 deste mês. O município está passando por revisão biométrica do eleitorado desde o dia 25 de fevereiro, com prazo para atender cidadãos até o dia 7 de junho. Atualmente, 66,55% do total de 28.197 eleitores de Sena Madureira passaram pela revisão biométrica.

Comparecimento

Devem comparecer ao atendimento, que ocorre no Fórum Eleitoral da 3ª Zona, em Sena Madureira, os eleitores que não possuem os dados biométricos coletados pela Justiça Eleitoral, de segunda a sexta, de 7 às 14h ou aos sábados, de 8 às 12h, portando um documento oficial com foto, CPF e comprovante de endereço. Cidadãos do sexo masculino, maiores de 18 anos, que irão solicitar o primeiro título, devem apresentar também o certificado de reservista.

Barbary em Cruzeiro

Em Cruzeiro do Sul, o assunto político do momento é uma possível candidatura do atual prefeito de Porto Walter, Zezinho Barbary (MDB), à Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Consta que o prefeito foi picado pela mosca azul e acha que também pode se eleger pelo segundo maior município do Estado e considerado a capital do Juruá. Para isso, bastaria que ele se afastasse do cargo em Porto Walter seis meses antes do termino do mandato e fixasse domicílio eleitoral em Cruzeiro do Sul.

Consta que Barbary inclusive já encomendou parecer de advogados especialistas em Direito eleitoral.

Pelo do bigode

O candidato do MDB da vez em Cruzeiro do Sul seria a deputada federal Jéssica Sales, filha do ex-prefeito Vagner Sales. Se a deputada não topar – o que parece certo, já que ela não gostaria de trocar a bela Brasília pelas barrancas do Juruá, Zezinho Barbary se apresenta para a difícil missão de derrotar o atual prefeito Ilderlei Cordeiro (Progressistas), que está em ascensão no município e já anunciou que é candidato à reeleição. Mesmo assim, Barbary topa a parada escorado na boa avaliação de seus dois mandatos em Porto Walter, onde passou a ser conhecido como um político de palavra, daqueles cuja garantia de honra é o pelo do seu vasto bigode.

Liano Júnior

Já que o assunto é Ilderlei Cordeiro e a melhora de sua performance junto à opinião pública, nunca é demais lembrar que isso se deve – e em muito! – ao trabalho do jornalista Nelson Liano Júnior, assessor de comunicação da Prefeitura de Cruzeiro do Sul. Experiente e conhecedor da alma juruaense, Liano Júnior trabalha a comunicação da Prefeitura de forma a inserir o prefeito na consciência popular como um político trabalhador, honesto e cumpridor de seus deveres de homem público. Ao que parece, vem dando certo, contando claro, com o trabalho do prefeito, essencial para a sua ascensão.

Thaumaturgo isolado

O AISWEB, sigla de um conjunto de serviços desenvolvidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), com o objetivo de divulgar informações produzidas pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica, acaba de informar que o Aeródromo do município de Marechal Thaumaturgo está fechado para pouso e decolagem desde o dia 28 de março e assim deve permanecer, se nada for feito, pelo menos até setembro deste ano. A causa seria a ausência de um plano básico de proteção. Ou seja, isolado por via terrestre por falta de estrada de acesso, só seria possível chegar a Thaumaturgo via fluvial ou aérea. Agora, só de barco.

Comissário do povo

Apontado como provável candidato a prefeito pelo PV no próximo ano, o juiz aposentado e ex-diretor do Detran (Departamento de Trânsito) do Acre, Pedro Longo, já está trabalhando. Pelo menos como comissário do povo de Rio Branco. Foi o que ele fez ao flagrar um caminhão carregado de toras de madeira, aparentemente com excesso de peso, circulando pelas ruas da cidade. Ele fotografou o caminhão e postou em sua página no Facebook, chamando a atenção da RBTrans. “Assim não tem asfalto que chegue”, comentou.

Paixão ou obsessão?

Amigos do chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, se mostram impressionados com o que já apontam como uma espécie de obsessão do deputado estadual Fagner Calegário, do PV mas de saída para o Solidariedade, em relação ao homem forte do governo. Não há um único pronunciamento do deputado na Assembleia Legislativa em que Calegário não traga à baila o nome de Trindade. Se não for obsessão, é paixão pura, dizem.

Fecha o pano, fecha!

“Capeta” continua preso

O ex-superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Acre, Carlos Francisco Gadelha, o “Capeta”, segue preso. Ele foi enjaulado, com mais 17 pessoas, do Acre e do Amazonas, sob a acusação de corrupção quando estava à frente do órgão federal, no governo passado, Enquanto aguarda pedido de habeas corpus feito por seu advogado, Maxuel Maia, foi transferido para a Unidade Prisional 4 (UP-4).

Para matar de inveja

Uma notícia que vem do outro lado do mundo, mas capaz de causar inveja aos nossos políticos, principalmente aos locais: depois 56 anos no cargo de prefeito da cidade de Windhagen, na Alemanha, Josef Rüddel, de 94 anos, anunciou sua aposentadoria da política. O democrata-cristão, no entanto, tem uma última tarefa a cumprir no vilarejo ao sul da antiga capital Bonn, no oeste do país: supervisionar as eleições municipais deste domingo (26). Rüddel decidiu não concorrer novamente ao cargo, depois de administrar a pequena cidade de 4.200 habitantes nas últimas cinco décadas e meia. Ele é o prefeito mais longevo e mais velho da Alemanha, segunda a associação alemã de municípios, com sede em Berlim. Ele disputou 14 eleições, já que lá a reeleição – aí o motivo da inveja dos nossos políticos -, assim como é também para parlamento, tem número indefinido.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost