18 de abril de 2024

Conselho Regional de Medicina investiga 74 médicos, no Acre, denunciados por irregularidades

Pelo menos 74 médicos que exercem a profissão no Acre têm processos investigativos, por meio de sindicância, abertos no Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) e entre os casos já apurados, cinco são por propaganda enganosa de especialização, por meio das redes sociais.

Conselho Regional de Medicina, está investigando casos de irregularidades no exercício da profissão./Foto: Reprodução

“Os casos estão se multiplicando por meio das redes sociais, mídias eletrônicas. Em um outdoor, ou uma coisa desse tipo, os médicos, na maioria das vezes, são mais cuidadosos e fazem tudo com rigor. Mas, às vezes, na rede social, o médico acaba cometendo erros e deslizes e que precisam ser chamados a atenção.”, disse o secretário do CRM-AC e médico, Virgílio Prado.

De acordo com o médico, o problema não é a atuação do médico em diversas áreas da especialização, mas a divulgação afirmando que é especialista em determinada área da saúde sem a devida qualificação.

“O médico quando se forma está apto, cadastrado no Conselho e apto a atuar em todas as especialidades. Mas, o especialista precisa dar mais alguns passos. No geral, é feita uma residência médica com uma carga horária extensa, às vezes até maior que a da graduação médica. Após cumprida essa etapa é que o médico adquire o direito e pode divulgar uma especialidade”, orientou.

Segundo ele, está sendo organizada uma campanha de valorização do título de especialista do médico. Atualmente, 1.014 médicos estão cadastrados no CRM-AC e, destes, 488 têm alguma especialização registrada.

Orientações aos pacientes

Para saber se o médico que consulta tem, de fato, a especialidade anunciada, o paciente pode entrar no site do Conselho Federal de Medicina e verificar se o profissional possui o Registro de Qualificação de Especialista (RQE).

“Lá tem um link que você encontra informações de qualquer médico em qualquer parte do Brasil dando apenas o nome completo do médico, ou o estado que atua ou a especialidade que ele tenha. O médico que tenha sua especialidade devidamente cadastrada vai aparecer o nome da especialidade. Ao lado aparece um número que é o RQE, número que o médico adquire quando mostra os diplomas ao Conselho quando conclui a especialidade”, pontuou.

Em caso de irregularidade, o paciente pode enviar um e-mail para o Conselho denunciando o caso. “A pessoa mandando um e-mail devidamente identificado colocando os dados como RG ou CPF e encaminhar para o Conselho de Medicina já conseguimos fazer a apuração”, finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost