Conheça os benefícios e uso do limão para tratamentos de pele

O limão é o ingrediente principal de shots matinais que prometem desintoxicar o organismo e melhorar o funcionamento dos órgãos. Fora da cozinha, existem milhares de cosméticos que se aproveitam do aroma cítrico para trazer benefícios para a pele. “O limão é bastante rico em vitamina C e ácido cítrico. Então, ele tem o poder clareador, de iluminar e melhorar o aspecto da pele, já que os alfa hidroxiácidos estimulam a renovação celular”, explica Ana Carolina Suman, dermatologista que atende no Rio de Janeiro.

Descubra os benefícios do limão para a pele (Foto: Stock Photos)

Mas atenção: o contato da fruta com o sol pode causar queimaduras. Ao aplicar os produtos, atente-se para a segurança quanto a exposição à claridade. Além disso, todo tipo de contato com a pele deve ser lavado e enxaguado. “Um alerta para qualquer pessoa, com qualquer tipo de pele, é o fato de que o limão poder levar à queimadura, quando em contato com a radiação ultra-violeta”, preconiza a especialista.

Ela também atenta para peles sensíveis que devem evitar o uso tópico do vegetal cítrico. Para prevenir qualquer tipo de queimadura, é estritamente necessário aplicar protetor solar após a remoção de todos os resíduos. Para saber se sua pele tolera os ácidos da fruta, faça testes em pequenas regiões e consulte um médico.

Mesmo com esses cuidados primoridias, pode-se conseguir benefícios do uso tópico do suco de limão. Entre os componentes da fruta, destacam-se:

1. Vitamina C
É um potente antioxidante, responsável por neutralizar a ação de radicias livres que participam do processo de envelhecimento da pele. Sem contar que o micronutriente participa da produção de colágeno, que dá elasticidade e vigor ao maior órgão do corpo. “Por isso, a gente pode indicar o limão para clareamento de manchas e melhora da textura da pele”, relata a dermatologista.

2. Ácido cítrico
É um tipo de alfa hidroxiácido, composto muito utilizado em fórmulas de cosméticos. Ele é adstringente, o que ajuda na limpeza do rosto. Segundo Ana Carolina, o ácido cítrico também colabora para a ação antibacteriana, que auxilia no tratamento de acne e cravos.

3. Receitas caseiras
Existe uma série de cosmésticos que levam ambos os compostos para tratar da pele. Mas a vitamina C, por exemplo, é muito volátil, o que dificulta o efeito destes produtos. Para garantir frescor, Ana Carolina receita uma misturinha caseira com água de coco. Basta pingar algumas gotinhas de limão. “Pode passar no rosto todo para obter uma pele mais clara, luminosa e também para ajudar a diminuir os cravos”, indica.

Para tratamentos mais setorizados, é possível aplicar a receita apenas em regiões com maior oleosidade e presença de protuberâncias cutâneas, como a zona T. Ainda mais, a dermatologista recomenda uma receita de esfoliante natural, que leva açúcar mascavo e gotas de limão, formando uma pasta. “Massageie de forma suave as áreas com tendências aos cravos. Mas isso tem que ser completamente removido. O paciente não pode, de forma laguma, sair sem ter lavado toda a superfície da pele e aplicado protetor solar”, reafirma a médica. Ao fazer o uso, certifique-se de que as janelas ou cortinas do ambiente estejam fechadas, para eliminar qualquer possibilidade de queimadura.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Conheça os benefícios e uso do limão para tratamentos de pele