Comunidades de Porto Acre são beneficiadas por ação global de saúde rural do Senar – Acre

Promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar – Acre), foi realizada na última sexta-feira (24) uma ação global dos programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural, que teve como principal objetivo disponibilizar atendimentos médicos para as comunidades rurais do município de Porto Acre.

O evento teve como ponto de concentração a Escola Joaquim Falcão Macedo, localizada na Vila Caquetá (BR-317, no km 82 do Ramal Linha 09). Entre os parceiros do evento, que disponibilizaram equipes de saúde e médicos para atender os moradores das comunidades rurais, estão a Prefeitura Municipal de Porto Acre e o Governo do Estado do Acre.

Mais de 300 atendimentos foram realizados durante a ação global do Senar – Acre. Foto: Ascom/Senar – AC

Durante a ação, houve atendimento pediátrico, clínico geral, ginecológico, saúde bucal com distribuição de kits de higiene pessoal, e coleta de sangue da população masculina para realização do exame de PSA. Além das consultas, também foram disponibilizados atendimentos do serviço social, espaços para recreação das crianças, e um espaço da beleza para cortes de cabelo.

“O Senar – Acre quer que, além de se profissionalizarem, os produtores rurais tenham atendimento qualitativo de saúde. Nossa equipe e nossos parceiros estão comprometidos não apenas com o desenvolvimento das propriedades e da produção, também buscamos a melhora do bem-estar da população”, afirmou Mauro Marcello Gomes de Oliveira, superintendente do Senar – Acre.

Pesquisa feita em Porto Acre irá colaborar a nível nacional para a melhoria da saúde rural. Foto: Ascom/Senar – AC

“Ficamos felizes em ver esse quantitativo de pessoas, pois sabemos como é difícil o acesso aos ramais e às propriedades rurais. Ficaria difícil se fosse apenas a prefeitura responsável por esse sucesso. É um momento ímpar para a nossa comunidade, e queremos que todos tenham acesso de qualidade à saúde”, disse Benedito Damasceno, prefeito de Porto Acre.

Ao total, foram atendidos mais de 300 moradores da zona rural e distribuídos mais de 200 kits com artigos informativos sobre questões de saúde voltadas para as comunidades rurais.

COMUNIDADE AGRADECIDA

Entre os beneficiados pela ação global, está Valdilene Barbosa, que levou o filho Antônio José Barbosa, de 3 anos de idade, para atendimento pediátrico. “Meu filho sofre muito com alergias, e esse apoio prestado à comunidade foi muito bom. Espero que possa acontecer mais vezes, a comunidade fica muito agradecida”, afirmou.

Jairson Santana da Silva, 42 anos, participou da coleta de sangue e aproveitou a oportunidade para se consultar com o clínico geral: “Já estou ansioso para o resultado. Agradeço ao Senar e a todos que puderam nos ajudar aqui na Vila Caquetá”.

PESQUISA NACIONAL

Com apoio de Sandra Bezerra, do Instituto CNA, e de Magali Euleterio da Silva, assessora técnica do Senar – Central, foi realizada no evento a coleta de dados para uma pesquisa a nível nacional inédita sobre saúde rural no Brasil.

Com os resultados dessa pesquisa, criada pelo Senar e executada pelo Instituto CNA, serão avaliados os principais problemas de saúde enfrentados pelas comunidades rurais brasileiras. Através dos resultados, será possível embasar equipes do Ministério da Saúde para a criação de programas especiais voltados para os problemas detectados.

“A ação já é um sucesso. Estou realmente impressionada com a execução das ações do Senar – Acre, pois a Central de Brasília da as orientações, mas é responsabilidade das equipes regionais executá-las da melhor maneira possível, e sem os parceiros, esse trabalho se torna mais dificultoso. Que essa ação possa ser realizada mais vezes”, destacou Magali.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost