Amazônia tem mais de 30 vírus transmitidos por insetos que afetam o homem

O mayaro não é o único vírus amazônico capaz de causar doença em seres humanos. Na Amazônia brasileira existem 34 tipos arbovírus (vírus transmitidos por insetos ) que afetam o homem, mas acredita-se que esse número seja muito maior.

Depois do mayaro, o mais provável candidato a se alastrar pelo país é o oropouche, transmitido pelo maruim ou mosquito-pólvora. Ele tem sido associado a quadros de meningite cuja recuperação dos pacientes é demorada, mas não costuma deixar sequelas.

A febre do oropouche tem sintomas que podem ser confundidos com os de zika , dengue, chicungunha e mayaro. Uma peculiaridade é provocar intensas dores nos olhos.

Outras febres da floresta são causadas pelos vírus das encefalites equinas do Leste, Oeste e Venezuelana, e o vírus da encefalite de Saint Louis.

Também provocam febre intensa e outras complicações os vírus conhecidos como Bunyamwera . Estão nesse grupo os vírus guamá, tacaiuma, guaroa, tucunduba e xingu, dentre outros. Todos estão associados a surtos pequenos ou casos isolados. A única forma de controle é o combate dos mosquitos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Amazônia tem mais de 30 vírus transmitidos por insetos que afetam o homem