24 de abril de 2024

Rio Branco é a quarta capital do país com maior queda no consumo de cigarro, aponta pesquisa

Uma pesquisa divulgada na última semana pelo Departamento de Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DANTPS/SVS/MS) aponta que desde janeiro de 2019, Rio Branco teve queda de 54% no consumo de cigarro, em comparação ao mesmo período do ano de 2018.

Ainda de acordo com os dados, a cidade ocupa o 4º lugar dentre as principais capitais do país com maior diminuição, ficando atrás de Porto Alegre (1º lugar – com 60%), Palmas (59%) e Macapá (57%).

Confira os dados das 27 capitais das unidades federativas do Brasil/Foto: Reprodução

A capital do Acre tem atualmente mais de 24 mil fumantes, segundo estatística da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel).

Um levantamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia no Acre (Unacon) diz que o cigarro é a causa de 97% dos casos de câncer de pulmão registrados no Acre.

Em Rio Branco, a Prefeitura por meio da secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), oferta em suas unidades de saúde, tratamento gratuito para pessoas que querem parar de fumar. O tratamento inclui uma avaliação individual do grau de dependência do paciente, rodas de conversas, acompanhamento médico e psicológico, trocas de experiências e tratamento com medicamentos ou uso de adesivos de nicotina.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost