Prefeitura de Rio Branco intensifica ações no enfrentamento a gripe

A 21ª Campanha de Vacinação Contra a Gripe, iniciada oficialmente em todo país no dia 10 de abril, foi antecipada em Rio Branco, teve início no dia 8 de abril e conforme o calendário do Ministério da Saúde se estenderá até o dia 31 de maio já imunizou 7.182 pessoas.

A melhor maneira de prevenir-se contra a doença é a imunização, pois a vacina é capaz de promover a imunidade durante o período de maior circulação do vírus, reduzindo o agravamento da doença.

A influenza é considerada uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório/Foto: Ascom

Nove casos de influenza foram registrados na capital, sem nenhum óbito. A orientação da Secretaria Municipal de Saúde é que todas as pessoas do grupo prioritário procurem os postos de vacinação. “A única forma segura de se prevenir contra a influenza é tomando a vacina”, disse Socorro Martins, diretora da Vigilância Epidemiológica do município.

Meta

A meta deste ano é vacinar 90% do público alvo, que constitui total de 80.689 pessoas. Todas unidades de saúde da capital, a partir das 14 horas, estão realizando vacina para as pessoas dos grupos prioritários. A restrição à vacina é para indivíduos que tenham forte alergia ao ovo.

A estratégia de vacinação da rede pública, este ano, focaliza grupos prioritários, ou seja, indivíduos com 60 anos ou mais de idade, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de militares.

Sinais e sintomas

A influenza é considerada uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, caracterizada por febre alta de início súbito, acompanhado por intensas dores musculares e articulares, dor de cabeça, dor de garganta e coriza.

Sua forma de contagio se dá de pessoa a pessoa, ao falar, tossir, espirrar, principalmente, e pelas mãos que transmitem o vírus por contato direto ou contaminando superfície e objetos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Prefeitura de Rio Branco intensifica ações no enfrentamento a gripe