Polícia Civil alerta acreanos sobre golpe em vendas de carros na internet

A Secretaria de Estado da Polícia Civil do Acre (SEPC) está alertando a população sobre um crime de estelionato, que vem sendo aplicado contra vendedores e compradores de veículos na internet, no site de vendas Olx. O comunicado acontece em virtude do grande número de vítimas identificadas nos últimos dias, conforme informou a Secretaria. O ContilNet entrou em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, que confirmou a informação.

Segundo o comunicado da SEPC, o golpe ocorre quando os estelionatários entram em contato com uma pessoa que esteja anunciando um veículo na internet. Eles perguntam todos os dados do veículo, pedem fotos e dizem que têm interesse em comprar para outra pessoa, às vezes um familiar ou funcionário, pessoas que supostamente eles teriam uma dívida.

Em posse dessas informações, eles pegam as fotos e fazem um anúncio falso do veículo por um valor mais baixo no mesmo site de vendas. Assim, quando alguém se interessa e entra em contato, o falso vendedor confirma que está vendendo o carro, mas alega que se encontra fora da cidade e que, por isso, pedirá a uma pessoa da família para mostrar o veículo ao interessado.

Depois de marcar com o comprador, o estelionatário entra em contato com o verdadeiro anunciante e diz que tem interesse em comprar o veículo. Após combinar com as duas pessoas, ele pede para que elas não comentem nada, e que mintam a respeito da situação, para que um pense está comprando um veículo por um valor acessível e o outro também acredite que está vendendo o veículo por um bom preço.

Polícia Civil deu dicas para se livrar deste tipo de criminoso/Imagem ilustrativa- reprodução

Vendo o carro, a vítima acaba depositando o dinheiro na conta fornecida pelo estelionatário, que geralmente é de fora do estado. Enquanto isso, a pessoa que supostamente estaria vendendo não recebe a quantia e por consequência, não entrega o carro. Dessa forma, quem depositou acaba ficando no prejuízo.

O golpe também acontece nos casos em que o estelionatário manda um falso comprovante de transferência para o vendedor e este repassa o bem para o comprador, acreditando que o dinheiro está em sua conta, no entanto, isso não ocorre e, nesse caso, é o vendedor quem fica no prejuízo.

A Polícia Civil pede que a população fique atenta e destaca alguns sinais que podem configurar um golpe. Confira:

1. DESCONFIE de interessados que PEÇAM MUITOS DADOS DE SEU VEÍCULO por telefone ou por rede social. Prefira marcar um encontro pessoalmente, em um local público, para tratar do assunto;

2. FIQUE ATENTO ao SOTAQUE da pessoa que mantem contato com você. Geralmente os estelionatários são de fora do Estado;

3. JAMAIS CONCORDE em MENTIR ou PASSAR INFORMAÇÕES FALSAS a respeito do carro ou da transação a pedido da pessoa que se diz interessada na compra. Sempre converse com a pessoa que está interessada em comprar ou vender o veículo e fale a VERDADE a respeito da negociação;

4. VERIFIQUE a AGENCIA bancária da conta indicada para depósito. Através de uma simples consulta no Google, colocando o nome do banco e o número da agência, é possível saber se aquela conta é de fora do Estado. Nesse caso, fique ainda mais desconfiado;

5. EM CASO DE DÚVIDA, não faça nenhum depósito e PROCURE A DELEGACIA MAIS PRÓXIMA.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Polícia Civil alerta acreanos sobre golpe em vendas de carros na internet