Opinião: “A família é um evento e uma preocupação mundial”

Na última semana, tive a oportunidade de participar do 8.º Congresso das Famílias, em Verona, na Itália, para o qual fui convidada como Secretária Nacional da Família. Não tinha ideia da magnitude do evento, que atraiu massivamente a mídia europeia, pelo simples fato de tratar dos temas: família e vida.

Fiquei impressionada com o numero de parlamentares, ONGs e famílias presentes, provenientes dos cinco continentes.

O título inicial do congresso era The wind of change: Europe and the Global Pro-Family Movement e nele pude comprovar o quanto a temática é realmente uma meta mundial. Fui colocada no painel A case of optmism, discorrendo sobre o momento histórico brasileiro e sobre o ministério que une mulher, família e direitos humanos, sendo especialmente aplaudida quando mencionei a transversalidade da família nas políticas públicas e a clareza de nossa ministra Damares Alves ao declarar audazmente em Genebra que acolhemos a vida desde a concepção.

O evento atraiu massivamente a mídia europeia, pelo simples fato de tratar dos temas: família e vida.

Nesse sentido, chamou-me a atenção um vídeo denominado The Magical Cannal (“o canal mágico” em tradução livre para o português, em referência ao canal vaginal) mostrando um bebê sem direitos humanos até deixar o ventre da mãe, e, em seguida, miraculosamente sujeito de direitos humanos, avalizando nossa defesa a partir do contrassenso dessa ideia.

Entre tantos aspectos apresentados, como a tutela jurídica da família; a crise demográfica europeia; a saúde, a projeção profissional e a dignidade da mulher; a beleza do amor e da sexualidade humana; relações familiares; educação; carinho e solidariedade intergeracional e a promoção da família como pilar do desenvolvimento econômico e social verdadeiramente sustentável, destacaram-se a presença de políticos italianos como Matteo Salvini, vice-premiê, Lorenzo Fontana, ministro da Família e dos Portadores de Deficiências, Marco Bussetti, ministro da Educação, além de membros do Parlamento Europeu, e a veemência com que defenderam a família como um valor humano decisivo.

Por fim, divertimo-nos com o discurso de Katalin Novak, ministra da Família, da Juventude e das Relações Exteriores da Hungria, quando comentou que, supostamente, iria falar no dia anterior e não pode fazê-lo, e com surpresa encontrou na mídia alusão negativa às palavras que ainda nem tinha pronunciado. De fato, o clima de amizade e liberdade em que se desenvolveu o evento e o fecundo debate que suscitou demonstram a diferença entre opinião pública e opinião publicada, evidenciando uma saudável preocupação global com a família, e a esperança gerada ao constatar a universalidade da proposta de promovê-la.

Angela Vidal Gandra Martins é secretária nacional da Família do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Opinião: “A família é um evento e uma preocupação mundial”