Livro ‘Histórias Acreanas no Miolo de Pote’ é lançado em Rio Branco nesta quinta-feira

O Historiador Marcos Vinicius Neves lança o livro ‘Histórias Acreanas no Miolo de Pote’, nesta quinta-feira (4), a partir das 18h, no Loft Lounge Bar, em Rio Branco. A obra é uma coletânea de artigos publicados pelo autor no período em que foi colunista do jornal Pagina 20.

“O livro tem o nome de histórias acreanas porque a ideia foi poder passear livremente por uma grande diversidade de personagens e de histórias. Nesse livro, as cidades também são personagens, quando conto a história de Rio Branco eu estou falando da personalidade da cidade”, explica o autor.

Marcos Vinícius Neves é historiador e arqueólogo/Foto: Reprodução arquivo pessoal

Neves conta que durante muito tempo guardou os arquivos da coluna ‘Miolo de Pote’ e já perdeu a conta de quantos foram publicados. Segundo ele, algo em torno de trezentos artigos, talvez. Desses, nem todos eram inéditos ou escritos especialmente para a coluna, alguns textos são da época em que o historiador chegou no Acre, em 1994.

“Eu peguei, na época da coluna, alguns artigos que eu já tinha escrito antes e republiquei no jornal. Na verdade, alguns desses textos vêm desde 1994, quando eu passei a morar no Acre e a escrever sobre a história acreana, e outros que foram atualizados. Então, de uma certa maneira são artigos que cobrem uma produção do período de 1994 a 2019, exatamente 25 anos, que é o tempo em que vivo aqui no Acre”, explicou.

A obra ‘Histórias Acreanas no Miolo de Pote’, trás uma diversidade de temas e personagens de diferentes momentos históricos do Estado. O livro é dividido em três partes, que vão desde o período de povoamentos dos seringais, passando por histórias de personagens importantes, comuns e místicos, até os momentos mais atuais, como as pesquisas arqueológicas.

Obra é uma coletânea de artigos publicados pelo autor no período em que foi colunista do jornal Pagina 20/Foto: Divulgação

“Como foram artigos escritos para o jornal, que ninguém se assuste pois não é um livro para historiadores, é um livro para o público em geral. Além da diversidade de temas tem uma diversidade de estilos também, porque eu usei muitos recursos de linguagem para poder facilitar o ofício de contar história. Além dos textos históricos mais clássicos, que são úteis para quem vai estudar para concurso, tem também ficção histórica. Procurei diversificar ao máximo as linguagens para atingir um público mais amplo”, disse.

De acordo com Neves, o livro traz pouco mais de setenta artigos desse universo de mais de trezentos textos que foram publicados no jornal durante os seis anos em que trabalhou lá. “Coube no livro cerca de um terço dos artigos que foram escritos originalmente ou atualizados para o jornal. Quem sabe no futuro, se for bem aceito, a gente não lança o Histórias Acreanas no Miolo de Ponte dois e três”, pondera.

Durante o lançamento do livro terá um show da banda acreana, Euphônicos. O evento é a partir das 18h. Até as 20h a entrada é gratuita. Após isso todo mundo paga meia entrada (R$10) até 23h, depois o valor do ingresso será R$20.

Serviço

O que: Lançamento do livro ‘Histórias Acreanas no Miolo de Pote’
Onde: Loft Lounge Bar
Quando: 4 de abril (quinta-feira), a partir das 18h
Quanto: Gratuito até às 20h.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost