Grupo de escolta do IAPEN completa um ano e comemora resultados

O Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) comemora neste mês, o aniversário de um ano de criação do grupo de escolta prisional, atuante entre as unidades penitenciárias existentes na capital. O evento ocorreu na base do grupo localizada na Unidade Francisco de Oliveira Conde (FOC), e contou com a participação do diretor da pasta Lucas Gomes.

No total, o grupo é composto por 36 homens e mulheres distribuídos em quatro equipes. A exigência interna, requer que cada reeducando, caso apresentada a necessidade de saída do presídio, seja escoltado por três pessoas, além do motorista.

O evento ocorreu na base do grupo localizada na Unidade Francisco de Oliveira Conde /Foto: ascom

Em um balanço geral das ações, nos primeiros três meses de 2019, foram realizadas 2.385 escoltas para saídas médicas, 315 saídas para a realização de exames no Instituto Médico Legal (IML), 381 transferências para outras unidades do estado, 107 conduções até a Delegacia de Flagrantes (Defla), 99 saídas para velório, outras 26 saídas para transações bancárias e 24 audiências no interior. Essas são as movimentações mais comuns registradas pelo grupo, também há saídas para audiências no Fórum Criminal, para idas à junta médica, casamentos e reproduções simuladas de crime.

Se comparados aos números das ações realizadas no mesmo período do ano passado, o grupo de escolta prisional teve um aproveitamento de 70% nas atividades de escolta registradas.

“São pessoas que passaram por treinamento e capacitação para desenvolver esse tipo de trabalho. Requer comprometimento e muita responsabilidade, pois fazem a segurança do reeducando, de si próprios e da população que vai receber esse preso lá fora. Requer um fardamento apropriado, um preparo apropriado e estão constantemente se reciclando para promover um serviço de excelência. O Instituto está bastante satisfeito com os resultados alcançados”, destacou o diretor Lucas Gomes.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Grupo de escolta do IAPEN completa um ano e comemora resultados