Toinha Vieira, a mulher que fez Sena Madureira renascer, vai disputar a prefeitura em 2020

Sena Madureira não terá só o atual prefeito Mazinho Serafim (MDB) e o deputado Ghelen Diniz (Progressistas) na disputa pela prefeitura, nas eleições municipais do próximo ano.

A ex-prefeita Toinha Vieira, considerada até hoje a melhor gestora do município, também deverá entrar no páreo com o apoio do vice-governador Major Rocha (PSDB), hoje líder de um dos maiores grupos políticos do estado.

A confirmação foi feita nesta quarta-feira (17) ao ContilNet pelo marido e orientador da ex-prefeita, o ex-deputado José Vieira de Farias, que esteve ontem em Rio Branco para uma conversa com Rocha e outras lideranças tucanas.

Toinha é considerada a gestora mais bem avaliada que já passou pela prefeitura de Sena/Foto: Reprodução

Prefeita do terceiro maior município por dois mandatos, ela viveu tempos de adversidade. Quando assumiu a prefeitura teve que pagar sete meses de salários atrasados, as ruas estavam todas na lama e ainda enfrentou a maior enchente ocorrida no Vale do Iaco, quando as águas do Rio Iaco cobriram quase 80% da cidade. Depois da vazante, tudo virou um lamaçal, onde os carros atolavam nas principais ruas.

Naquela época, com o apoio do ex-governador Orleir Cameli (já falecido), Toinha conseguiu pavimentar mais de 20 quilômetros de ruas da cidade.

Os agricultores, além de receberem uma variedade de equipamentos agrícolas, também foram beneficiados com bicicletas, abertura de ramais e kits escolares para seus filhos e uma pousada, onde se abrigavam quando chegavam na cidade.

Toinha com a marido, ex-deputado José Vieira/Foto: Reprodução

Entre as inúmeras obras de Toinha estão a feira dos colonos, a pousada do agricultor, o centro cultural, o parque ambiental Padre Paolino, uma escola modelo no bairro da pista equipada com piscina e a construção de escolas e postos de saúde em várias comunidades do interior.

Quando Toinha deixou a prefeitura de Sena, o posto de saúde do Cazumbá, construído em sua gestão, oferecia aos moradores atendimento médico duas vezes ao mês.

Uma das obras mais marcantes da gestão Toinha Vieira foi o conjunto habitacional Ana Vieira, onde moram hoje centenas de famílias. As casas, divididas em dois quartos, sala de estar, cozinha, área de serviço e outro espaço avarandado em sua frente, abriga hoje muitas pessoas que não tinham moradia ou habitavam as margens de igarapés.

Na gestão Toinha Vieira havia o Festival do Mandi e todo final de ano ela mandava confeccionar um bolo gigante para servir, com refrigerante, a toda população na praça central da cidade, durante uma linda queima de fogos.

A valorização da pessoa idosa também iniciou durante seu mandato. A cantora Alaíde Pinheiro reunia os veteranos em um espaço para dançar, cortar cabelo e receber assistência médica.

A Banda Municipal Carlos Pereira também é lembrada como um dos importantes feitos de Toinha Vieira, que deixou a prefeitura com todas as contas em dia, dinheiro no caixa e sem responder a nenhum processo judicial.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Toinha Vieira, a mulher que fez Sena Madureira renascer, vai disputar a prefeitura em 2020