26 de abril de 2024

Inimigos mortais, integrantes de fações B13 e CV poderão ficar juntos na mesma cela

Após causar polêmica ao decretar a redução no horário das visitas nos fins de semana e aumentar para 15 dias o prazo entre elas nos presídios do estado, o diretor do Instituto Penitenciário do Acre (Iapen), Lucas Gomes, declarou ao ContilNet que pretende acabar a médio prazo com as divisões existentes nas penitenciárias. Ou seja: integrantes do Bonde dos 13, por exemplo, poderão não ficar mais separados dos membros do Comando Vermelho. As duas facções são rivais e inimigas mortais.

Lucas Gomes declarou que pretende acabar, à médio prazo, com as divisões nos presídios estaduais/Foto: Reprodução

As alas compostas estão divididas da seguinte forma: Bonde dos 13, Comando Vermelho e ala dos Evangélicos. Nesta última, ficam apenas os detentos que não integram facções ou que façam parte de alguma religião. No entanto, para acabar com essa divisão, Gomes destaca que é preciso resgatar o controle completo dos presídios.

“Estamos fazendo isso de forma progressiva e o primeiro passo é retomar o controle das unidades prisionais e, a partir disso, acabar com esse reconhecimento de facção criminosa”, declarou.

Gomes explicou que a Lei de Execução Penal (LEP) prevê uma divisão dos detentos, de acordo com as características dos crimes cometidos e perfil. “Não podemos ficar regulamentando a existência de organização criminosa nos presídios. Isso deverá ser feito, mas, no futuro”, afirmou.

O diretor garantiu que no início de sua gestão conseguiu implantar uma disciplina rigorosa nos presídios, com o intuito de reduzir o índice de crimes nas unidades. Com a previsão de construir outras salas, para a abertura de 500 vagas, Lucas acredita que o problema da superlotação será resolvido.

“Queremos colocar parte dos reeducandos no novo espaço, para resolver o problema da superlotação. A partir disso, retomaremos o controle”, finalizou.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost