24 de abril de 2024

Dia Mundial do Livro: veja indicação de 10 obras e saiba como transformar a leitura em hábito

Nesta terça-feira (23), é celebrado o Dia Mundial do Livro. A leitura, ao contrário do que muitos pensam, na verdade se trata de um hábito, que deve ser desenvolvido para que evolua de “obrigação” para prazer.

Para celebrar a data, a equipe do ContilNet separou algumas dicas de como introduzir a leitura em sua vida, além de citar os benefícios da prática e indicar algumas obras literárias dignas de apreciação:

Veja como inserir a leitura no seu dia a dia/Foto: reprodução

PARA LER MAIS:
– 30 minutos diários: Não tente se forçar a ler horas e horas seguidas caso não seja realmente uma atividade que lhe seja, no momento, prazerosa. Estabeleça um horário do dia onde você possa dispor de 30 minutos e inicie a leitura sem pressa. Avance no seu ritmo, pesquise as palavras que você não conhece. Comece com 30 minutos e à medida que esta atividade fluir mais naturalmente, expanda o tempo para 45 minutos, uma hora por dia – ou até mais!
– Identifique o seu tipo de leitura: Assim como todas as formas de expressão artística, a produção literária possui uma variedade de gêneros: romance, drama histórico, literatura infanto-juvenil, Young Adult (ou Jovem Adulto), ficção científica, biografia… Identificar um assunto que lhe chame a atenção e desperte o interesse facilita a leitura e a conclusão da obra.

BENEFÍCIOS DA LEITURA:
– Vocabulário: Ao ler mais, você se dispõe a aprender novas palavras que poderão ser úteis no futuro em diversas ocasiões: em uma redação, uma entrevista de emprego, ou mesmo quando estiver fazendo novas amizades.
– Imaginação: Quando você lê uma cena, o cérebro processa aquela simulação como “real” – ou seja, o exercício de ler também estimula nossa imaginação, propiciando uma expansão da nossa visão de mundo e despertando a empatia para diversas situações que podem não fazer parte da nossa realidade social.

INDICAÇÕES: A equipe selecionou algumas obras para você celebrar o Dia Mundial do Livro – confira!

Laços de Família – Clarice Lispector;
Dom Casmurro – Machado de Assis;
Ainda Estou Aqui – Marcelo Rubens Paiva;
Histórias Extraordinárias – Edgar Alan Poe;
As parceiras – Lya Luft;
Holocausto Brasileiro – Daniela Arbex;
Jorge Amado: Uma biografia – Joselia Aguiar;
Garotas Mortas – Selva Almada;
Persuasão – Jane Austen;
A Falência – Júlia Lopes de Almeida.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost