18 de abril de 2024

Detox de Páscoa: veja dicas para voltar à dieta após a comilança

Assim como em outras datas comemorativas, a Páscoa reúne familiares e amigos em volta da mesa, o que, muitas vezes, pode resultar em exageros durante as refeições. Se esse for o seu caso, não se preocupe e não corra para a balança mais próxima para se pesar, já que o inchaço e a retenção de líquido tendem a provocar aumento do peso.

“Todo mundo quer fazer jejum, deixar de comer carboidrato, cortar tudo. Na verdade, é só voltar a uma dieta mais saudável, a reequilibrar os macro e micronutrientes”, afirma Bruno Takatsu, nutrólogo da Horaios Estética.

Exagerou durante a Páscoa? Confira dicas para desintoxicar o organismo (Foto: IStock/ Reprodução)

O que é o verdadeiro detox?
Antes de mergulhar em um protocolo restrito, é preciso adequar a dieta às suas necessidades e entender o real significado do famoso detox, que vai muito além de regular a alimentação pelo período de três a cinco dias. “É importante destacar que a desintoxicação tem como objetivo promover a redução de substâncias inflamatórias e aumentar a eliminação de toxinas do organismo, sendo que essas substâncias podem ser metais pesados, aditivos alimentares, pesticidas, agrotóxicos, poluentes do ar e da água, medicamentos, dentre outros. Este processo ocorre em todas as células, mas principalmente no fígado e intestino”, esclarece Michelle Troitinho, nutricionista do Kurotel – Centro Médico de Longevidade e Spa, em Gramado.

Sendo assim, a base do detox deve ser rica em orgânicos, eliminando alimentos como carne vermelha, açúcar, laticínios, industrializados e refinados. “A exclusão destes alimentos é recomendada por até vinte dias”, sugere a especialista.

Tais atitudes também conferem mudanças no estilo de vida, que deve levar uma alimentação equilibrada e anti-inflamatória, recheada por cereais integrais, frutas, folhas, legumes, oleaginosas, sementes, ovos, peixes e tubérculos.

Já na visão de Bruno, o mais importante é saber equilibrar as escolhas, sempre optando por alimentos nutritivos. “Não precisa fazer dieta maluca, isso não é baseado em nenhuma evidência”, aponta.

E a vontade de doce?
Se você é do tipo que se jogou nos ovos de chocolate durante a Páscoa, é provável que sentirá falta do doce ao seguir o detox. Nosso paladar se adapta a sabores e é um desafio fazer o caminho inverso para se acostumar com menos açúcar. O nutrólogo aponta que esse anseio pelo doce, muitas vezes parece incontrolável, está ligado a estímulos cerebrais. “Essa vontade de comer doce atinge uma região no cérebro que, realmente, é do local do prazer, do vício”, explica, indicando chás como os de camomila e mulungú para combater a ansiedade, uma das maiores responsáveis pelo desencadeamento do paladar açucarado.

Michelle concorda com essa visão e vê uma saída em produtos naturais. “As frutas secas, cozidas e em forma de sorbet são ótimas opções, além de serem preparadas com o açúcar natural do alimento. Estas substituições podem entrar na alimentação como lanches, sobremesas do almoço e ceias”.

O tal do suco verde
É a imagem que aparece na mente da maioria das pessoas ao escutarem a palavra detox. Porém, não espere milagres a partir da mistura de folhas de frutas batidas, uma vez que os sucos são apenas mais uma estratégia para maximizar e facilitar o consumo de verdes. “O suco verde e outros sucos detox auxiliam no processo de desintoxicação, mas quando ingeridos sozinhos não fazem ‘milagres'”, alerta a profissional do Kurotel.

Hidratação
Beber água vai fazer com que os quilos que apareceram de repente na balança sejam eliminados mais depressa. Lembre-se que hidratação é substancial para combater a retenção de líquido. “Alguns chás também contribuem para prevenir e aliviar o inchaço, como o chá verde, chá branco, chá de hibiscos, chá de cavalinha, chá de dente-de-leão, entre outros”, sugere a nutricionista.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost