26 de abril de 2024

Clonagem de cartão é a fraude mais frequente segundo o Serviço de Proteção ao Crédito

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses, sendo que a maior parte dessas ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartão de crédito.

A professora Rosana Souza, 41, já foi vítima da fraude. Conta que em viagem utilizava o cartão de crédito para efetuar corridas por aplicativo de transporte e ao receber a fartura observou que haviam diversas cobranças em datas posteriores ao período em que permaneceu em outro estado e com valores acima da média que ela e a família pagavam.

“Descobrimos que houve a clonagem e começaram a usar o cartão para novas corridas. Entrei em contato com o banco que bloqueou na mesma hora e depois me ressarciram porque eu pago um seguro. Graças a Deus eu detectei.”, diz aliviada.

/Foto: Reprodução

Esta, porém não foi a única vez que a professora sofreu o problema. “Outra vez foi pela internet. Quando a gente compra on line o cartão fica mais suscetível a clonagem e aconteceu. Eu fiz determinada compra e quando fui olhar a fatura haviam cobranças de passagens aéreas e outras coisas que eu não tinha comprado. Mas eu acho que o mais importante é a pessoa ficar acompanhando a fatura, senão nem percebe.”, alerta.

O levantamento confirma a declaração professora. De acordo com os dados, metade (48%) das fraudes se dão em transações ou compras feitas pela internet. Outros 20% dos golpes aconteceram nas operações realizadas em agências bancárias ou financeiras e 15% em lojas físicas.  Quanto às principais consequências enfrentadas pelas vítimas de ações fraudulentas estão as compras indevidas em nome da pessoa (37%) e os prejuízos financeiros (24%).

Os danos ao consumidor, porém, podem ser maiores do que simples prejuízo financeiro. Além das informações pessoais serem utilizadas para fins fraudulentos, os transtornos podem incluir constrangimento uma vez que o titular do cartão clonado poder ter seu nome cadastrado no Serviço de Proteção ao Crédito, o cadastro de inadimplentes, deixando a pessoa com o nome sujo e impossibilitando a realização de compras por meio do crédito — ambas situações com 22% das citações.

Há ainda problemas relacionados à perda de tempo com processos burocráticos para regularizar a situação, como abrir Boletim de Ocorrência.

SPC dá dicas para o consumidor evitar risco de fraudes:

O cartão de crédito é hoje uma das formas mais populares de pagamento no mundo inteiro, principalmente pelas facilidades que oferece. Mas seu uso exige alguns cuidados:

–  Antes de fazer qualquer compra, certifique-se sobre a idoneidade do estabelecimento comercial. Pesquise sobre a reputação da empresa e redobre atenção em sites de comércio eletrônico. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados, como razão social, endereço, telefone e CNPJ;

– Desconfie de produtos com preço muito abaixo do praticado pelo mercado e sempre exija nota fiscal. Essas atitudes resguardam o consumidor, caso ele tenha que fazer uma eventual troca do produto ou venha pedir algum ressarcimento;

– Nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone. Caso tenha de atualizar algum cadastro, procure pessoalmente a instituição financeira ou ligue diretamente para o serviço de atendimento ao consumidor;

– Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, CNPJ, certidão de nascimento, cheques e cartões de crédito, é necessário que a vítima realize o Boletim de Ocorrência (B.O.). Com o boletim de ocorrência em mãos, o consumidor deve comparecer, pessoalmente, em um balcão de atendimento do SPC Brasil com um documento de identificação para fazer um ‘Alerta de Documentos’ — serviço que é gratuito.

O SPC Brasil também liberou por 30 dias grátis o ‘SPC Avisa’, que faz o monitoramento de CPFs para evitar fraudes. Com o serviço, o consumidor é avisado por e-mail, em até 24 horas, sobre qualquer movimentação em seu documento, como consultas para a realização de compras a prazo, verificação de nome restrito, inclusão de registros de inadimplência, alteração de dados cadastrais, entre outros.

Para consultar o Posto de Atendimento do SPC Brasil mais próximo da residência, o consumidor deve acessar a página:  https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/postos-atendimento

Para ter acesso ao monitoramento grátis por 30 dias, o consumidor deve acessar a página:  https://loja.spcbrasil.org.br/pessoa-fisica/monitorar-cpf-spc-avisa/spc-avisa-e-mail-mensal.html

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost