Rio Branco, Acre,





Clonagem de cartão é a fraude mais frequente segundo o Serviço de Proteção ao Crédito


Quanto às principais consequências enfrentadas pelas vítimas de ações fraudulentas estão as compras indevidas em nome da pessoa

LAMLID NOBRE, DO CONTILNET

Um levantamento feito pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) revela que 8,9 milhões de brasileiros foram vítimas de fraude nos últimos 12 meses, sendo que a maior parte dessas ocorrências (41%) está ligada à clonagem de cartão de crédito.

A professora Rosana Souza, 41, já foi vítima da fraude. Conta que em viagem utilizava o cartão de crédito para efetuar corridas por aplicativo de transporte e ao receber a fartura observou que haviam diversas cobranças em datas posteriores ao período em que permaneceu em outro estado e com valores acima da média que ela e a família pagavam.

“Descobrimos que houve a clonagem e começaram a usar o cartão para novas corridas. Entrei em contato com o banco que bloqueou na mesma hora e depois me ressarciram porque eu pago um seguro. Graças a Deus eu detectei.”, diz aliviada.

/Foto: Reprodução

Esta, porém não foi a única vez que a professora sofreu o problema. “Outra vez foi pela internet. Quando a gente compra on line o cartão fica mais suscetível a clonagem e aconteceu. Eu fiz determinada compra e quando fui olhar a fatura haviam cobranças de passagens aéreas e outras coisas que eu não tinha comprado. Mas eu acho que o mais importante é a pessoa ficar acompanhando a fatura, senão nem percebe.”, alerta.

O levantamento confirma a declaração professora. De acordo com os dados, metade (48%) das fraudes se dão em transações ou compras feitas pela internet. Outros 20% dos golpes aconteceram nas operações realizadas em agências bancárias ou financeiras e 15% em lojas físicas.  Quanto às principais consequências enfrentadas pelas vítimas de ações fraudulentas estão as compras indevidas em nome da pessoa (37%) e os prejuízos financeiros (24%).

Os danos ao consumidor, porém, podem ser maiores do que simples prejuízo financeiro. Além das informações pessoais serem utilizadas para fins fraudulentos, os transtornos podem incluir constrangimento uma vez que o titular do cartão clonado poder ter seu nome cadastrado no Serviço de Proteção ao Crédito, o cadastro de inadimplentes, deixando a pessoa com o nome sujo e impossibilitando a realização de compras por meio do crédito — ambas situações com 22% das citações.

Há ainda problemas relacionados à perda de tempo com processos burocráticos para regularizar a situação, como abrir Boletim de Ocorrência.

SPC dá dicas para o consumidor evitar risco de fraudes:

O cartão de crédito é hoje uma das formas mais populares de pagamento no mundo inteiro, principalmente pelas facilidades que oferece. Mas seu uso exige alguns cuidados:

–  Antes de fazer qualquer compra, certifique-se sobre a idoneidade do estabelecimento comercial. Pesquise sobre a reputação da empresa e redobre atenção em sites de comércio eletrônico. Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados, como razão social, endereço, telefone e CNPJ;

– Desconfie de produtos com preço muito abaixo do praticado pelo mercado e sempre exija nota fiscal. Essas atitudes resguardam o consumidor, caso ele tenha que fazer uma eventual troca do produto ou venha pedir algum ressarcimento;

– Nunca forneça dados pessoais ou bancários por telefone. Caso tenha de atualizar algum cadastro, procure pessoalmente a instituição financeira ou ligue diretamente para o serviço de atendimento ao consumidor;

– Em caso de perda, roubo, furto ou extravio de documentos pessoais, como CPF, CNPJ, certidão de nascimento, cheques e cartões de crédito, é necessário que a vítima realize o Boletim de Ocorrência (B.O.). Com o boletim de ocorrência em mãos, o consumidor deve comparecer, pessoalmente, em um balcão de atendimento do SPC Brasil com um documento de identificação para fazer um ‘Alerta de Documentos’ — serviço que é gratuito.

O SPC Brasil também liberou por 30 dias grátis o ‘SPC Avisa’, que faz o monitoramento de CPFs para evitar fraudes. Com o serviço, o consumidor é avisado por e-mail, em até 24 horas, sobre qualquer movimentação em seu documento, como consultas para a realização de compras a prazo, verificação de nome restrito, inclusão de registros de inadimplência, alteração de dados cadastrais, entre outros.

Para consultar o Posto de Atendimento do SPC Brasil mais próximo da residência, o consumidor deve acessar a página:  https://www.spcbrasil.org.br/consumidor/postos-atendimento

Para ter acesso ao monitoramento grátis por 30 dias, o consumidor deve acessar a página:  https://loja.spcbrasil.org.br/pessoa-fisica/monitorar-cpf-spc-avisa/spc-avisa-e-mail-mensal.html

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