26 de abril de 2024

Casal representa o Acre e a região norte em Ultramaratona internacional do RJ

A auxiliar de dentista, Mércia Amorim e o Coach, Maurícelio Albino, estão no Rio de Janeiro (RJ) para participar da “Ultramaratona Tutan das Agulhas Negras” evento internacional que acontece nesse final de semana no interior do RJ. O casal são os únicos representantes da região norte e consecutivamente do Estado Acre na competição.

Atletas da Argentina, Chile, Espanha, Uruguai, Portugal e Estados Unidos marcam presença neste sábado (20), data das provas, o que dá o tom internacional na competição.

Mércia Amorim e o Coach, Maurícelio Albino, estão no Rio de Janeiro (RJ) para participar da “Ultramaratona Tutan das Agulhas Negras”/Foto: Arquivo pessoal

A ultramaratona terá três provas distintas de aproximadamente 100km, 75km e 42km nas categorias masculina e feminino. Os competidores vão correr em trilhas ecológicas, em montanha e nos perímetros urbanos de municípios do RJ, Minas Gerais (MG) e Espírito Santo (ES).

Apesar de não receberem nenhum apoio das entidades públicas, da classe empresarial ou dos executivos do Acre, as expectativas do casal são as melhores possíveis e querem desembarcar em solo acreano com medalhas.

“A maior dificuldade que nós corredores temos é com a falta de patrocínio. Infelizmente o nosso estado fica localizado numa região distante dos grandes centros e isso encarece no valor das passagens e compromete até na estadia, alimentação”, diz Albino.

Mércia Amorim, que pratica corrida de rua nas horas vagas, acredita que o Acre tem ganhado destaque nas últimas competições inclusive por marcar presença em eventos fora do país, porém, a participação poderia ser maior se não fossem problemas de lógicas e financeiras que muitos competidores passam.

“O Estado do Acre poderia, nessa competição, ter até três representantes. Um amigo nosso que também é atleta precisou desistir por falta de passagens aéreas. Ele até chegou a pagar a inscrição, mais infelizmente os gastos com transporte e a evidência falta de incentivo impossibilitaram sua presença”, lamenta Amorim.

Para ela, o apoio moral dos amigos e da família é importante, mas o que poderia proporcionar maior conforto, de fato, aos atletas seria o fortalecimento com a popularização de novos adeptos e o patrocínio para o deslocamento bem como hospedagem aos competidores.

Numa competição onde é tradicionalmente maior a presença dos homens, Mércia já ganha evidência por tentar cumprir o segundo maior percurso da prova, de 75km. Mauro preferiu poupar as energias e busca subir ao podium ao vencer 42km. O casal retorna ao Acre na próxima semana.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost