Banho gelado é mesmo bom para a saúde?

Para muitas pessoas, a ideia de tomar um banho gelado logo ao acordar não é muito animadora. Mas se alguém dissesse que esta prática é a chave para uma pele brilhante, cabelos sedosos, mais energia e até um sistema imunológico mais forte, você mudaria de ideia?

Decidi descobrir por mim mesma e me comprometi a tomar banhos frios por um mês, em nome da ciência, para entender se eles realmente entregam o que prometem.

O principal benefício da água fria é o fato de que ela é surpreendentemente boa para a sua pele. O calor remove os óleos naturais que a pele produz, deixando-a seca. É por isso que a pele fica tão ressecada em locais que usam aquecedores no inverno.

Desde o primeiro dia, notei uma diferença na minha pele. Ela parecia mais firme e meus poros ficaram menores. Mas não se engane: eles só ficam com esta aparência temporariamente, enquanto os vasos sanguíneos estão contraídos por causa da água fria. Lavar o rosto com água fria pela manhã e à noite tem o mesmo efeito, sem lhe deixar tremendo de frio.

Se você vive ou trabalha em um local com altos índices de poluição, lavar o rosto com água fria pode ser muito benéfico. Isso impede que os poluentes do ar sejam absorvidos muito rapidamente pela pele.

Os banhos frios podem ajudar a melhorar a saúde da pele, dos cabelos, e até do sistema imunológico. [Foto: Getty]

Lavar o cabelo com água quente é ótimo. Este hábito abre os folículos capilares e ajuda o xampu e o condicionador a fazerem uma limpeza mais profunda. Se você terminar a lavagem com um pouco de água fria, ela vai selar a hidratação ao contrair os vasos sanguíneos. Quando faço isso, ganho um dia extra para a próxima lavagem, algo que muitas mulheres gostariam de ter em suas vidas.

Os banhos frios e os banhos de gelo são muito populares entre os atletas. Eles são um recurso excelente para favorecer a recuperação, especialmente se você estiver treinando para uma maratona ou um evento esportivo que exija uma rotina mais regular e estruturada de exercícios.

Eu saí para correr e depois tomei um banho frio, uma combinação que, para mim, é um pesadelo. Não percebi nenhuma diferença na recuperação, exceto pelo fato de que me senti péssima depois de um minuto no chuveiro, o que me levou a decidir tomar um delicioso banho quente.

Ainda assim, não podemos lutar contra os fatos. Os banhos frios são ótimos para promover a recuperação, mas talvez eles sejam mais úteis para aqueles que praticam exercícios de forma mais regular e intensa, e não para pessoas que, como eu, correm pelo parque parando a cada 2 minutos para tirar uma foto da paisagem e publicá-la no Instagram.

Acredita-se que os banhos frios também fortalecem o sistema imunológico por aumentarem a circulação. Isso ajuda o corpo a se recuperar mais rapidamente, pois incentiva a produção de células imunológicas.

Eu fiquei resfriada durante o meu experimento e nesse período não tomei banho frio. Eu tinha a intenção de tomar, mas quando cheguei ao banheiro, decidi voltar para a cama. Se eu me arrependo dessa decisão? Definitivamente não.

Se você é um ser humano mais forte do que eu, saiba que os banhos frios conseguem destruir as toxinas do seu corpo. A principal razão pela qual eu queria dar uma chance é saber o quanto eles são benéficos para a produtividade. Quando você está se sentindo um pouco sonolento e sem energia, uma boa água gelada revitaliza.

A água fria intensifica o fluxo de sangue para os órgãos, o que aumenta o consumo de oxigênio e a liberação de adrenalina. Esta combinação oferece uma incrível dose extra de energia, semelhante à obtida com a cafeína.

Qual é a melhor opção? Em vez de tomar banhos gelados diariamente, troque a água quente pela fria nos últimos 30 segundos do banho. Você vai obter o mesmo efeito, sem tanto sacrifício. Meu cabelo, minha pele e meu humor melhoraram muito depois que adotei este hábito!

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost