Após pedir para sair da Acreprevidência, Alércio Dias pode ser assessor especial do governo, diz colunista

Transferência

Delegada Carla Brito, grávida, foi transferida para Brasiléia

A delegada de Polícia Civil Carla Brito, que foi bem votada quando disputou a Prefeitura de Cruzeiro do Sul em 2016 e para deputada estadual, em 2018, acaba de ser transferida para o Alto Acre. Ela e o marido, o também delegado de polícia Luis Tonini. Grávida do primeiro filho depois de 12 anos de casamento, Carla é a felicidade em pessoa, apesar da suspeição de que as transferências de ambos tenham se dado por perseguição política, já que são filiados ao PSB, partido da Frente Popular e que faz oposição ao governo. O casal, aliás, é aliado do ex-deputado federal César Messias.

Carla vai trabalhar em Brasileia e o marido, em Epitaciolândia. Ainda bem que são municípios vizinhos.

Boa fé

O governo já se prepara para não deixar o ex-deputado Alércio Dias desamparado, já que sua saída da presidência do Acreprevidência vem se revelando irreversível. Deve ser chamado para ocupar cargo na assessoria do governador Gladson Cameli dado a seu alto grau de envolvimento na campanha e de lealdade ao atual governo. Em outro campo, o governo também trabalha para que os atos de Alércio Dias e da diretora da Agência Reguladora, que não teve seu nome aprovado na Assembleia, não sejam considerados nulos.

“Respeito é bom e eu gosto…”

O argumento do governo será o de que tais atos foram assinados de boa-fé, mas devem ser questionados pelas oposições na Assembleia. Vai sobrar até para a promotora de Justiça Alexandre Marques, da Vara de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), que teria dado sugestão para que os atos não sejam anulados. Ela vai ser questionada por deputados estaduais por sua intromissão em assuntos que não lhe dizem respeito, tem dito, por exemplo, Roberto Duarte, deputado e advogado. “Ela precisa respeitar esta Casa”, disse Duarte, na sessão desta terça-feira (9).

Parque da Maternidade

Ao ser informado, pelo site ContilNet, dos problemas relacionados ao Parque da Maternidade, cujo passeio local não é mais recomendada nem mesmo por líderes comunitários tal é o grau de abandono de uma área construída para ser ponto turístico da cidade, o senador Márcio Bittar (MDB-AC), resolveu intervir na questão. Disse que procurou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, em busca de ajuda e ouviu que, havendo projetos para que o esgoto que atravessa o canal e que cai no rio Acre in natura, sem qualquer tipo de tratamento, ele daria um jeito de carrear recursos para a obra. Márcio Bittar defende um imediato projeto de revitalização da obra que foi a marca do governo de Jorge Viana e dos demais governos da Frente Popular, com a correção relacionada ao meio ambiente para que as águas do canal não cheguem ao rio acre sem tratamento.

Vem não vem…

Ministro Sérgio Moro, da Justiça e da Segurança Pública, deve vir mesmo ao Acre na semana que vem. Vai esticar uma visita já agendada com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, em Porto Velho, para visitar o Acre. Pelo menos é o que articula a assessoria do governador Gladson Cameli.

Popularidade

Se não houver nenhum percalço no caminho, o médico e deputado Jenilson Leite (PCdoB), ao conseguir aprovar o requerimento para criação de uma CPI para apurar os abusos nas contas de energia no Estado, marcou um tento capaz de leva-lo à reeleição ou se não a voo maiores. Qual é o acreano que não gostaria de ver suas contas de energia fiscalizadas porque se sentem assaltados e não têm a quem recorrer? Jenilson leite agora é uma espécie de herói desta gente e daí os bafejos de popularidade que começa a vivenciar.

Registre-se que a notícia da criação de CPI, ainda no domingo, foi dada em primeira mão aqui, na coluna.

Um ano de licença maternidade

Aos poucos, às vésperas de completar cem dias, o governo do presidente Jair Bolsonaro está buscando uma agenda mais humana, depois de tantos embates com defensores dos direitos civis e sociais. A nova agenda vem sendo manifestada pelo ministro Osmar Terra, que passou a defender expansão da licença-maternidade para um ano. Ele afirma que só a transferência de renda não acaba com a pobreza e que é preciso criar políticas públicas que permitam a estimulação das crianças desde o início da vida e que as empresas também precisam colaborar. Difícil uma agenda como a tal receber críticas da oposição.

 No Acre, a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB) já se manifestou a favor.

Marcha dos prefeitos

A propósito de Moro, nem ele nem o outro superministro, Paulo Guedes, da Economia, apareceram nesta terça-feira (9), em Brasília, ao lado do presidente Jair Bolsonaro, no encontro com os prefeitos de todo o país, na solenidade de abertura da 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, um evento dos prefeitos brasileiros e do qual participam prefeitos acreanos liderados por Socorro Neri, prefeita de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac). O evento vai até o dia 11 e deve reunir pelo menos 8 mil pessoas, entre prefeitos, vereadores e outros tores do movimento municipalista nacional. O evento é organizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM).

Boa divisão

Pelo que disseram prefeitos acreanos ouvidos pela coluna após a abertura do evento, com a participação de Bolsonaro, o presidente disse o que os prefeitos queriam ouvir. Defendeu a construção de um novo pacto federativo e o aumento dos recursos para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM). “Nós temos pouco, mas queremos dividir o pouco que temos com vocês”, disse, ao pedir apoio para a reforma da Previdência.

Presidente Jair Bolsonaro, participa da Sessão Solene de Abertura da XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios/Foto: reprodução

Sugestões de Guedes

Bolsonaro falou ainda sobre um pacto federativo, que desvincula, desindexa e retira diversas obrigações do orçamento. Disse que esta é a sugestão do ministro da Economia, Paulo Guedes, entre outras medidas, para impulsionar a recuperação da economia e garantir mais recursos para os estados e municípios.

Aquilo, o número dois

Vai render. O material publicado aqui pelo ContilNet revelando que em Feijó a Câmara Municipal está comprando mais papel higiênico do que material de expediente, segundo contrato corajosamente publicado inclusive no Diário Oficial do Estado, vai dar o que falar. Um popular da cidade de Feijó disse que a compra em tamanha de quantidade de papel higiênico é sinal de que os vereadores locais sabem que vão fazer … (impublicável.) – aquilo, o número 2.

Fecha o pano! Rápido!

Genro não é parente

Se cunhado não é parente, imagine o genro! É o que se depreende das declarações do prefeito de Rodrigues Alves, empresário Sebastião Correa, a despeito de um frigorífico de sua propriedade ter sido pilhado, pela segunda vez, jogando no leito de um igarapé das imediações vísceras, sangue e outros restos de animais abatidos. Quando foi chamado à responsabilidade, disse que, embora o frigorífico fosse de sua propriedade, ele não poderia ser responsabilizado porque alugara o empreendimento para um gênero. E tirou o corpo fora.

Aí gosta do genro! Isso que é sogro!

Pelé Campos

Ainda sobre o interior, em Feijó, quem está, mais uma vez, se preparando para enfrentar de novo as urnas é o velho político e empresário Pelé Campos, filiado ao PSDB. Vereador por dois mandatos e um de vice-prefeito, ele concorreu à Prefeitura em 2016, mas perdeu para o atual prefeito. Ano que vem, vai de novo à disputa e acha que desta vez triunfará porque tem apoio incondicional de ninguém menos que o vice-governador Wherles Rocha, que o incentiva a ir à disputa.

 Rocha sempre foi muito vem votado no município e seu apoio não é o de qualquer um.

Reencontro

Jorge Viana e dom Moacyr Grechi: personagens dos últimos 30 anos do Acre

Não se enganem os adversários, o ex-senador Jorge Viana está mais vivo do que nunca. Depois de sofrer a mais intrigante e surpreendente derrota de uma eleição na qual começou como favorito e aparentemente imbatível, para a reeleição ao Senado, em 2018, e terminou em terceiro lugar, ele se recolheu e só reapareceu esta semana, em Porto Velho (RO), num encontro com o ex-arcebispo local, Dom Moacyr Grechi, figura muito querida entre os acreanos. Em uma postagem no Facebook, Jorge Viana disse: “Ganhei o dia, ganhei a semana. Hoje, aqui em Porto Velho, reencontrei, conversei, matei a saudade do querido Dom Moacyr Grechi. Mesa cheia de livros, muita vivência, muito conhecimento e sabedoria, preocupação enorme com o nosso povo e com os rumos que esses tempos de ódio e intolerância nos impõem”.

Bençãos

Em seguida, o filho do grande Wildy Viana das Neves acrescenta, ainda sobre Dom Moacyr: “Como seria bom se conversássemos mais, se ouvíssemos mais, se nos gostássemos mais, certamente viveríamos dias melhores.

Essa é a minha fé, essa é a minha esperança. Que Deus nos bendiga”.

Sei não… para quem se diz fora da política, procurar o religioso que o abençoou na primeira campanha, lá em 1990, aí tem…

 Histórias da política

O “Zoolobucho” do Pé de Anta

Corriam os anos de 1970, em Brasileia, onde era um dos vereadores o cidadão Walter Fernandes de Farias, conhecido, pelos pés redondos, como Pé-de-Anta, figura emblemática da cidade, do MDB, grandalhão, boêmio e jogador inveterado, mistura de político e comerciante da cidade. Ele chega ao porto da cidade com um batelão carregado de jabutis e tracajás, capturados no Alto Acre, na região do que é hoje Assis Brasil. Dedurado, é preso e os animais, ainda vivos, apreendidos. Polícia Federal na área jogando duro, com fiscais do então IBGE (percussor do que é hoje o Ibama) exaltados com a apreensão e a prisão do político.

Certo do prejuízo e de que perderia os animais, sentado no barranco do rio desolado, ele ainda assim tem coragem de perguntar:

– Posso saber, para onde vãos meus bichos?

E um agente, certamente sem saber a realidade local, responde:

-Vão para um zoológico.

Certo de que não havia zoológico por ali, “Pé-de-Anta” não deixou por menos:

– Eu sei qual é o zoológico! É o zoolobucho de vocês!

E foi-se, lambendo o prejuízo e as feridas.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Após pedir para sair da Acreprevidência, Alércio Dias pode ser assessor especial do governo, diz colunista