Alivie o ardor das queimaduras de forma natural

As queimaduras se classificam dependendo de seu nível de gravidade. Em alguns casos é necessário a atenção médica para tratar o tecido atingido, enquanto que outras são superficiais (as mais comuns) e podemos acalmar a dor das queimaduras com alguns remédios caseiros. Então, tome nota dos que te apresentamos neste artigo!

Como aliviar o ardor das queimaduras

Apesar de que as queimaduras superficiais demoram um pouco em curar-se, se utilizarmos remédios caseiros estaremos acalmando o ardor. Além disso, evitaremos também que fiquem cicatrizes.

Aliás, você poderá usá-los também para aliviar a insolação da pele pela exposição solar.

1. Mel de abelha

Hoje em dia se conhecem muitos benefícios que o mel pode brindar ao organismo. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e inclusive a melhorar a digestão.

Aliás, você sabia que o mel pode ser utilizado como pomada para desinfetar a área lesionada?

Mel de abelha para aliviar queimaduras

Foi comprovado que este delicioso adoçante contém substâncias hidratantes que ajudam a que nossa pele não perca sua oleosidade natural.

Além disso, funciona como um poderoso antioxidante que favorece a regeneração celular e evita assim, que fiquem essas antiestéticas marcas de queimadura.

Você só tem que colocar um pouco de mel em uma gaze ou vendagem e aplicá-la sobre a área afetada e deixar atuar durante pelo menos 3 horas. Logo depois, retire o curativo com um pouco mais de mel e repita o processo até que a pele fique recuperada.

2. Suco de cebola

Alguns vegetais como a cebola, são conhecidos por suas propriedades antibióticas e cicatrizantes.

Seu suco contém compostos de enxofre e antioxidantes que permitem reduzir o ardor e a vermelhidão.

Suco de cebola ajuda a atenuar as cicatrizes

Mas o melhor de tudo é que reduz a formação das dolorosas bolhas que aparecem quase que imediatamente depois da queimadura. Aliás, brinda também proteção contra as bactérias que podem causar infecção.

Corte uma cebola pela metade e bata-a no liquidificador. Logo depois, aplique o suco obtido sobre a zona afetada pela queimadura com a ajuda de um pano limpo.

3. Azeite de lavanda

Os azeites essenciais têm sido utilizados há muito tempo para curar e tratar todo tipo de lesão.

Neste caso, a lavanda possui propriedades analgésicas e antibacterianas que protegem nossa pele.

É um dos remédios naturais mais efetivos para acalmar a sensação de ardor das queimaduras, reparar o tecido cutâneo rapidamente e minimizar a aparição de cicatrizes.

Aplique o azeite sobre a queimadura usando as mãos ou um pano limpo. Tente fazer isso pelo menos duas vezes por dia até que a queimadura esteja curada.

4. Tomate para aliviar queimaduras

O tomate está presente em muitas de nossas preparações culinárias por seu alto conteúdo de nutrientes. Além disso, a polpa do tomate funciona como um refrescante natural para tratar as queimaduras.

Por ser rico em antioxidantes, regenera a pele rapidamente evitando assim a formação de cicatrizes ou manchas. Por outro lado, diminui a dor e não deixa que se formem bolhas.

Você somente terá que cortar algumas rodelas de tomate e aplicá-las sobre a área afetada. Deixe atuar durante 20 minutos e enxague com abundante água.

5. Chá preto

Este remédio é perfeito porque elimina o calor das queimaduras graças ao seu conteúdo de ácido tânico, o que diminui a sensação de irritação e dor.

Neste caso, umedeça 2 ou 3 saquinhos de chá preto em uma xícara com água fria. Logo depois, aplique-os sobre a queimadura e deixe que atuem durante, pelo menos, 15 minutos. Se quiser, pode fixar com gaze.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost