24 de abril de 2024

Alan Rick quer providências contra chacina que vitimou acreanos no Sul do Amazonas

E por falar em valentia…

A propósito dos empresários que têm se insurgido contra a carga tributária estadual depois de duas décadas de governos do PT, eles não são os únicos falsos valentes na história. Muita gente – incluindo alguns entre os chamados ‘formadores de opinião’ – trataram de manter sobre o tema um silêncio conivente.

Mel na chupeta

Sobre esses últimos se pode acrescentar que a maioria era, até o final de 2018, muito cautelosa nas raras críticas que emitia contra os governos dos últimos 20 anos. Foi só o PT se desidratar, e o poder mudar de mãos, que essa gente se tornou pródiga em censuras. A ponto de nos passar a impressão que só tem coragem de chutar o cachorro depois que este já não pode mais morder.

Noivado à vista

O namoro político entre o PCdoB e o PDT já começa a ficar sério para as bandas de Tarauacá, onde o camarada Chagas Batista pode encabeçar, com apoio dos trabalhistas, uma chapa para disputar as eleições para a prefeitura do município.

Antecipação

Ao blog do Evandro Cordeiro, Batista afirmou que não só as conversas com o PDT estariam adiantadas, como também outros partidos da Frente Popular do Acre (FPA) se inclinariam a compor a aliança política.

Menos, Batista, menos…

O postulante a prefeito assegurou ainda que até mesmo siglas ligadas ao governo de Gladson Cameli (Progressistas) podem vir a somar na chapa majoritária do PCdoB. Aí, só mesmo vendo pra crer…

Falar é fácil

Aliás, os atuais opositores de Marilete Vitorino (PSD) – em especial o Sr. Chagas Batista – eram governo em Tarauacá até 2016. E perderam as eleições justamente por não ter feito tudo o que passaram a cobrar dela tão logo foram apeados do poder.

Favas contadas

O ex-governador Tião Viana não compareceu ao encontro do Partido dos Trabalhadores, feito no final de semana. A ausência era esperada, uma vez que até o o ex-senador Jorge Viana andou atribuindo ao irmão a derrota sofrida nas eleições de outubro passado.

Chega!

Já deram o que tinham que dar as notícias e especulações sobre o vaivém de partidos em torno do ex-reitor da Ufac e candidato derrotado ao Senado pela Rede Sustentabilidade, Minoru Kinpara.

Hesitação em demasia

Se o eleitorado for tão hesitante à sua pretensão de ser prefeito de Rio Branco quanto o próprio Kinpara tem sido em relação ao partido no qual se filiar, então sua candidatura já foi para o ralo.

Assunto federal

O deputado federal Alan Rick (DEM) terá audiência, nesta terça-feira (2), com o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia. O tema do encontro será o assassinato de quatro pessoas no seringal São Domingos, na divisa do Acre com o Amazonas, no último sábado, dia 30 de maio. Na ocasião, a área onde vivem os posseiros – muitos deles acreanos – foi invadida por jagunços armados de espingardas, rifles e revólveres calibre 38.

Cobrança

Alan Rick vai cobrar agilidade no processo de expropriação de terras na região, que desde 2014 vive sob a ameaça de conflitos agrários.

Palavras ao vento

A superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Amazonas é acusada pelos posseiros de não cumprir promessas firmadas há quase uma década, em decorrência da atuação da presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) no Acre, Rosana Nascimento.

Denúncias sérias

Contra a direção do órgão pesam ainda denúncias sobre suposto abuso no pagamento de diárias e de devolução de recursos públicos que deveriam ter sido utilizados na demarcação dos lotes e emissão dos títulos fundiários.

É o que se espera

Esses assuntos certamente serão tratados entre o deputado Alan Rick e o secretário Luiz Antônio Garcia.

Largada

A prefeita de Rio Branco, Socorro Neri (PSB), ordenou a execução da primeira fase do programa municipal de recuperação das vias públicas. Nove equipes, formadas por homens, máquinas e equipamentos, foram designadas nesta segunda-feira (1º), pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurb), para a realização de serviços de tapa-buracos em diferentes bairros da Capital.

Prioritários

Ainda que paliativa, a intervenção visa, neste primeiro momento, recuperar corredores de ônibus, ruas e avenidas que registram maior tráfego de veículos automotores no dia a dia.

Resposta

Com isso, Socorro Neri, alvo de uma inadmissível campanha difamatória nas redes sociais, mostra que sua resposta aos detratores será em forma de ações capazes de melhorar o cotidiano dos moradores da cidade.

Grandeza

A propósito desse assunto, o deputado estadual Roberto Duarte Júnior (MDB) deu uma lição de grandeza ao repudiar os ataques à honra da prefeita do PSB. Em postagem no Facebook, Duarte defendeu o direito às críticas – classificando-as como ‘válidas e importantíssimas’ –, mas lembrou que elas não devem descambar para as ofensas pessoais.

Mal assessorado

A falta de bons assessores políticos no entorno do governador Gladson Cameli fica a cada dia mais insuportável. Mesmo quando se trata de anunciar, como ocorreu ontem, 1º de abril, um pacote bilionário de investimentos nos setores da infraestrutura e construção civil, a data escolhida não podia ter sido pior.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost