20 de abril de 2024

Ulysses acusa ContilNet de ‘deturpar informação’ e a coluna responde ao coronel

Contraponto

Ulysses Araújo (PSL), candidato derrotado na campanha ao governo do Acre nas eleições de outubro de 2018, gravou vídeo em resposta a matéria veiculada ontem (27), pelo site ContilNet. O contraponto feito por ele horas depois da publicação do texto ainda circula nos grupos do aplicativo WhatsApp e nas redes sociais.

Busílis

Escrita pelo repórter Everton Damasceno, a matéria foi ao ar sob o título “Ulysses assume cargo na Secretaria de Segurança e fala sobre disputa à prefeitura de Rio Branco”. O coronel do Bope alega que a informação foi ‘deturpada’.

Questão de ordem  

A contestação de Ulysses é pertinente, ainda que a polêmica deva ser tratada pela ótica da semântica, e não sob a perspectiva – por ele sugerida – de que o jornalista teria sido propositalmente mal-intencionado.

Pingos nos is

Esta coluna reconhece a diferença, no âmbito da administração pública, entre nomeação para cargo comissionado e remanejamento de função. Mas ressalta, com veemência, que o jovem repórter Everton Damasceno, a despeito de ter incorrido em um lapso semântico, é pessoa de ótima índole e profissional dos mais dedicados às suas atribuições cotidianas.

Alarido desnecessário

Pra encerrar, a resposta de Ulysses revela o despropósito de se gravar um vídeo em resposta à informação veiculada, já que em dado momento, ele afirma, com toda a razão, que não haveria irregularidade nenhuma caso houvesse sido de fato nomeado para cargo na atual gestão. O argumento, por si só, mostra a irrelevância do alarde feito pelo coronel da PM.

Até que enfim!

Finalmente o governador Gladson Cameli (Progressistas) se pronunciou sobre as escandalosas pensões vitalícias concedidas aos ex-governadores do estado. Segundo o repórter Saimo Martins, Gladson, porém, mandou notificar todos os 17 ex-gestores públicos para que apresentem, antecipadamente, as suas defesas à justiça.

Questão de ordem

Data vênia, como se diz na seara jurídica sempre que se pretende, de forma respeitosa, contrariar os argumentos alheios, a ‘notificação’, aos olhos do titular desta coluna é tão desnecessária quanto descabida. Isso porque compete ao magistrado averiguar os limites e a pertinência da prova apresentada, a legitimidade de sua produção e também as exigências legais que justifiquem a antecipação.

Muito cuidado nessa hora

E ainda que o gesto do governador sinalize para a sua justa inclinação ao legalismo, aos olhos de milhares de acreanos revoltados com a mamata de poucos (em detrimento da maioria), tal zelo, em excesso, pode parecer protelação.

É o que pode parecer

Além do mais, a alegada precaução em aguardar parecer jurídico sobre o tema, por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE), agrava a sensação geral de tantas justificativas tenham por finalidade apenas prolongamento da concessão da benesse.

Casca de ovos

Uma vez que os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) já se debruçaram sobre casos idênticos existentes em outras unidades da federação, a todos eles dando um só parecer – o de que a aposentadoria precoce vem a ser inconstitucional –, não há por que, portanto, tamanha precaução em se caminhar sobre o que restou dos ovos depois de quebrados.

Sedento

O vereador João Marcos Luz, do MDB, até que começou bem o mandato assumido na Câmara Municipal de Rio Branco, no lugar do agora deputado estadual e correligionário Roberto Duarte Júnior. Só que a sede de visibilidade o tem levado ao pote com demasiada pressa.

Olho no olho

Quem tem a oportunidade de conversar com Socorro Neri, por mínimo que seja o tempo do diálogo, sai convicto de que esteve diante de uma pessoa íntegra, abnegada às funções públicas e sensível aos dramas vividos diariamente pela população rio-branquense.

Distinção

E aqueles que já tiveram a primazia – ou o desprazer, dependendo do caso – de se relacionar com vereadores, deputados estaduais e federais, passando por governadores de estado e senadores da República, saberiam, diante dela, detectar as razões pelas quais a prefeita se destaca em relação à maioria daqueles.

Covardia

Entristece, portanto, saber que Socorro Neri tem sido vítima de insultos pusilânimes e rasteiros por parte dos que se consideram inimputáveis por agir através das redes sociais. Infelizmente, para muitos de nós, os insultos continuam a prevalecer sobre a pertinência das críticas respeitosas. Não apenas falta decência a uma parte dos nossos representantes públicos, como também sobra estupidez entre o grosso da população.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost