Poços artesianos da prefeitura de Cruzeiro do Sul levam água potável às escolas rurais

Os recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola Água (PDDE ÁGUA), do Fundo Nacional de Educação(FNDE), permitiram a instalação e o funcionamento de 49 poços artesianos nas escolas rurais de Cruzeiro do Sul.

O Programa PDDE ÁGUA, realizado pela Prefeitura Municipal de Cruzeiro do Sul, contemplou as escolas das regionais: BR 364, BR 307, Santa Luzia/Campinas, Rios Juruá, Valparaíso e Juruá Mirim. Sua funcionalidade começou em meados de 2018 atendendo não só as escolas, mas centenas famílias dos seus entornos. Foi empregado o verdadeiro conceito de comunidade escolar em que toda população é beneficiada com as ações da escola.

Ilderlei Cordeiro, prefeito de Cruzeiro do Sul, afirmou que água é vida e agradeceu a parceria com o Governo Federal para a implantação do Programa que beneficia a qualidade de vida das pessoas na zona rural do município.

“Sabemos que água é vida e no meu plano de governo está a preocupação de levar água de qualidade às pessoas.

Esse programa, PDDE ÁGUA, em parceria com o Governo Federal e a prefeitura municipal está possibilitando levarmos água de qualidade para 49 escolas da zona rural. Foram mais de 26 mil reais empregados em cada poço, gerando melhor qualidade de vida aos nossos alunos e também empregos aos moradores dessas comunidades.”, disse o prefeito.

Após um ano todos os poços estão em pleno funcionamento. Isso graças a manutenção constante feita pela Secretaria de Educação. A coordenadora do programa, Eliene Alencar, explicou:

“Através de uma ação da Prefeitura Municipal, conseguimos levar água potável, banheiros e bebedouros para 49 escolas. Foram abertos poços artesianos em, praticamente, todas as comunidades rurais e ribeirinhas do nosso município, melhorando assim qualidade de vida de nossas crianças.”, disse a coordenadora.

Importância Social da Ação

Procuramos as pessoas que realmente estão nas comunidades rurais para falarem sobre a importância desse benefício. O diretor da Regional Santa Luzia/ Campinas, professor Francisco Cleiton afirmou:

“Foi uma grande melhoria para a nossa comunidade escolar. Tínhamos uma cacimba que dava problemas constantes e as nossas crianças nem sempre tomavam água de qualidade. Hoje nossa água é potável e limpa. Um excelente programa da gestão municipal.”, disse Cleiton.

O gestor escolar ressaltou ainda que o grande mérito do programa é ajudar as famílias que moram no entorno das escolas.

“Graças a esses poços disponibilizamos água potável para todas as famílias que moram perto das escolas. Isso garante saúde e bem estar para toda a nossa comunidade”, finalizou o diretor.

Outra profissional que reconheceu a importância do serviço às escolas foi a professora da Escola 6 de Agosto, na Comunidade Santa Maria, BR 307, Jusce Oliveira, 35 anos.

“Sempre tivemos poço, mas agora temos um de melhor qualidade. Além disso, recebemos banheiro novo e um bebedouro também. Isso é importante para nossa comunidade. Quando algum morador não tem água recorre a escola e isso é muito importante.”, disse Jusce Oliveira.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Poços artesianos da prefeitura de Cruzeiro do Sul levam água potável às escolas rurais