Parlamentares acreanos vão à Aneel para protestar contra reajuste na tarifa de energia

A Deputada Federal Perpétua Almeida (PCdoB/AC) esteve reunida com o diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica(Aneel), André Pepitone, juntamente com os defensores Público da União, Eduardo Queiroz, e do Estado do Acre, Celso Araújo; o senador Sérgio Petecão (PSD); os deputados federais Jesus Sérgio (PDT/AC), Mara Rocha(PSDB) e estaduais Dr. Jenilson Leite (PCdoB), Luiz Gonzaga (PSDB), Kadmiel, Luís Tchê (PDT); e o vereador de Rio Branco, Eduardo Farias (PCdoB). O objetivo da reunião foi pedir informações sobre as justificativas técnicas que motivaram a autorização do último reajuste nas contas do Acre, questionar quais medidas estão sendo tomadas para que novos aumentos não aconteçam e buscar soluções.

Na ocasião, a deputada entregou ao diretor da Agência uma cópia do requerimento de informações feito ao ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, com os mesmos questionamentos levados ao encontro.

Parlamentares na Aneel/Foto: Ascom

Perpétua também convidou o diretor da Aneel para ir até ao Acre, em conjunto com o governador do Estado e com os membros da bancada, para apresentar soluções.

“Precisamos saber, de fato, que resposta positiva a Aneel tem para dar a população. Esse aumento não é justo e a população não tem condições de pagar. Pedi explicações por escrito e convidei o diretor para ir pessoalmente apresentar uma proposta no Acre. “, disse a parlamentar

André Pepitone apresentou os dados aos parlamentares, explicou os motivos e declarou que a Agência é sensível a situação da população do Acre. Segundo o diretor, o principal motivo dos aumentos é o custo das térmicas referente ao uso em 2017 e que estão sendo pagas em 2018.“Essa agenda é multilateral e estamos sensibilizados com essa busca do equilíbrio. Estamos à disposição para junto com o poder Executivo e com os parlamentares montar essa agenda positiva para buscar a desoneração da conta de energia”, afirmou Pepitone.

A Energisa, após assumir a distribuição de energia elétrica no Acre no final do ano passado com promessas de melhoria na prestação do serviço, foi autorizada pela Aneel a aplicar um aumento de 21,3% nas contas de luz da região. O reajuste foi aplicado e existe a previsão de outro aumento de mais 21% previsto para junho deste ano.

O deputado Jenilson informou que alguns moradores já ameaçaram impedir o acesso e não deixar os técnicos da Energisa entrar nem para medir e nem para cortar, caso os aumentos sejam mantidos.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Parlamentares acreanos vão à Aneel para protestar contra reajuste na tarifa de energia