26 de abril de 2024

Opinião: “Cem dias de Bolsonaro e a ditadura do STF”

“Não, não era meu candidato à Presidência da República. Mas votei nele para tirar o PT do poder. E espero que seu governo dê certo, que tenha sucesso. Não jogo contra, pois ser contrário a esta altura do campeonato seria ser adversário do Brasil. O atual governo ainda não completou cem dias e já é marcado por muitas polêmicas. A principal delas é com a imprensa, que vive procurando “chifre em cabeça de cavalo”. São crises diárias, banais e irrelevantes, que não interferem uma vírgula no dia a dia do governo e não ajudam em nada o país.

Mesmo com a popularidade em baixa, Bolsonaro já nos deu, nas eleições, um presente: tirou o PT e essa esquerda corrupta, malandra e incompetente do poder. Se daqui para frente ele apenas desfizer as mazelas legada por esses esquerdopatas, a meu ver já terá prestado um grande serviço à nação. Queiram ou não, gostemos ou não, temos de ter em mente que o sucesso ou o fracasso deste governo será o sucesso ou o fracasso de 220 milhões de brasileiros. É o nosso país e nosso futuro que estão em jogo.

O atual governo está apenas começando, mas as cobranças são tantas como se estivesse há anos no poder. É o início de um governo inexperiente, com ministros técnicos sem a experiência de cargo no executivo. Muito diferente de outros governos, cujos ministros eram escolhidos pelos partidos políticos e apadrinhados, já acostumados com os meandros do poder. E pior, incompetentes.

Concordo que governar por meio de mídias sociais não é administrar e não condiz com o cargo de presidente.

Por isso acho uma incrível mediocridade quando alguns falam ou escrevem que esse governo já acabou. Ou que pedem o impeachment do presidente porque postou algo inconveniente em seu Twitter. Ou mesmo por alguma atrapalhada ministerial ou de algum de seus filhos, que obviamente não deveriam se meter nos assuntos da Presidência. Concordo que governar por meio de mídias sociais não é administrar e não condiz com o cargo de presidente. E que Trump não é exemplo para ninguém.

Mas, o Brasil tem inúmeros problemas a serem resolvidos. A herança maldita deixada pelos 14 anos de PT irá levar muitos anos para ser sanada. Vivemos em recessão desde 2014 e com 14 milhões de desempregados. Há, contudo, fatos positivos e importantes como o registro de a Bolsa de Valores, que não saía do patamar dos 50 mil pontos e agora, em menos de três meses, ter ultrapassado o índice dos 100 mil pontos. Isso, entre outras coisas, é resultado da confiança do investidor no novo governo. Portanto, é necessário ir devagar com o andor.

Outros fatores positivos deste governo que a imprensa não divulga ou faz apenas uma nota insignificante: a extinção de 21 mil cargos de confiança que inchavam o Estado; o fim da mamata da lei Rouanet; o combate a fraudes no INSS; o sucesso na licitação dos aeroportos com ágio de 1000%; o combate a facções criminosas nos presídios; a previsão de empresas multinacionais trazer para suas filiais no Brasil mais de R$ 120 bilhões; o alinhamento com os EUA (melhor que Cuba ou Venezuela não concordam?), e o possível ingresso na OCDE, entre tantos outros. E em menos de cem dias!

Porém antes de pensar em invadir a Venezuela, não que a Venezuela não mereça cuidados especiais, nosso presidente deveria preocupar-se como nosso mundo real, com nossos reais problemas, que são enormes.

Temos pela frente as grandes reformas estruturais que, se forem realizadas, levarão o Brasil ao time de parceiros do primeiro mundo. A reforma da Previdência é apenas uma delas, senão a principal, e a economia está em compasso de espera para deslanchar. Temos também o pacote anticrime do ministro Sérgio Moro, um tremendo avanço no combate a corruptos e corruptores. Aliás, não entendo porque tantos “senões” e críticas a esse projeto. Há coisas que o presidente deveria se empenhar pessoalmente ao invés de twittar pelas redes sociais. Esta é uma delas.

Até porque a responsabilidade das reformas e projetos não cabe somente ao presidente da República. Os senhores congressistas são também responsáveis no sucesso ou fracasso desses projetos. Ou os nobres deputados e senadores pensam que a sociedade brasileira não está de olho em seu trabalho? Parece que os senhores congressistas não jogam tão pesado quanto a população nas ruas. A população também está empenhada no sucesso deste governo. Pelo menos a grande maioria da população está. Depende de uma convocação do presidente.

Em relação a senhores que parecem alheios à realidade, entendo que quem assassina as próprias reputações são os componentes do Supremo Tribunal Federal, presidido pelo Ministro Dias Toffoli. É o resultado pífio que essa corte suprema de inimputáveis devolve à sociedade; são as mordomias astronômicas dos absolutistas da corte; são os votos de encaminhamento dos crimes de caixa 2 ao STE, favorecendo a impunidade e a corrupção; são as denúncias em torno do ministro Gilmar Mendes; enfim são os desrespeitos à Constituição etc. É a ditadura do STF.

Cláudio Slaviero é empresário, ex-presidente da Associação Comercial do Paraná e autor do livro “Vergonha nossa de cada dia”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost