Nasa divulga imagens de meteorito que explodiu na atmosfera da Terra

No dia 18 de dezembro do ano passado, foi registrada a explosão de um meteorito, cerca de 26 km acima do Mar de Bering, no extremo norte do oceano Pacífico, que desencadeou aproximadamente 173 kilotons de energia, ou mais de 10 vezes a energia da explosão da bomba atômica sobre Hiroshima, durante a Segunda Guerra Mundial.

Dois instrumentos da Nasa a bordo do satélite Terra capturaram imagens dos restos do grande meteoro. A sequência de imagens foi tirada alguns minutos após o evento.

A sombra da trilha do meteoro através da atmosfera da Terra, projetada no topo das nuvens e alongada pelo baixo ângulo do sol, fica a noroeste. Uma nuvem cor de laranja que a bola de fogo deixou para trás, superaquecendo o ar por onde passou, também pode ser vista.

O mateorito foi o mais poderoso a ser observado desde 2013; no entanto, dada sua altitude e a área remota sobre a qual ocorreu, o objeto não representava ameaça para ninguém no solo. Os fenômenos são, na verdade, bastante comuns, segundo destaca a Nasa.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Nasa divulga imagens de meteorito que explodiu na atmosfera da Terra