20 de abril de 2024

Jesus Sérgio pede tratamento especial da Previdência Social em municípios isolados

Já está tramitando em Brasília requerimento de autoria do deputado federal Jesus Sérgio (PDT/AC), protocolado na última sexta-feira (8), endereçado ao Secretário de Previdência do Ministério da Economia, Leonardo Rolim, reivindicando um calendário específico para atendimentos da Previdência Social nos quatros municípios isolados do Acre: Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Santa Rosa do Purus. A ligação desses municípios com outras cidades se dá apenas por via fluvial e/ou aérea.

Deputado jesus Sérgio faz requerimento na Câmara em defesa de comunidades isoladas do interior do Acre/Foto: Reprodução

De acordo com o requerimento, pelo menos a cada dois meses, a Previdência Social deverá realizar atendimento, de pelo menos três dias, com médicos para realização de perícias. O deputado também reforçou o pedido para que haja mais diálogo entre a Secretária da Previdência e a Gerência Executiva do órgão no Acre, para que possam realizar um trabalho conjunto e identificar soluções para minimizar o sofrimento da população daquelas localidades.

“As dificuldades de acesso dos moradores destas cidades aos grandes centros urbanos dificultam muito que a população tenha garantido os seus direitos como contribuintes da Previdência Social. Por isso, considero justa e necessária uma atenção especial da Previdência a essas quatro cidades do Acre”, disse Jesus Sérgio.

O deputado disse ainda que pessoas idosas e doentes chegam a se deslocar por até cinco dias de barco de suas comunidades em busca de assistência do órgão. Têm que viajar por mais 50 quilômetros até o município vizinho mais próximo para realizarem as perícias. Os custos com os deslocamentos e a espera na cidade para atendimento, por vezes, acaba consumindo todo o recurso do benefício a que veio pleitear. Precisamos amenizar o sofrimento dos que residem nessas cidades”, disse o deputado.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost