Funcionário do INSS no Acre é denunciado ao MP por uso político de cadastros de pescadores

Pesca ilegal

O coordenador do Seguro Defeso do INSS no Acre (Instituto Nacional de Seguridade Social), Raimundo Nonato da Silva, foi acionado no Ministério Público do Estado do Acre por supostas manobras para beneficiar o PR (Partido da República) em Cruzeiro do Sul.

Conluio

Segundo a denúncia, feita pelo presidente da Colônia Z1 de Pescadores do município, o vereador Elenildo da Pesca (Progressistas), Nonato e o vice-presidente da entidade, José Roberto, teriam feito usado o sistema de cadastramento dos trabalhadores para fins políticos.

Boi na linha

Na representação feita pelo parlamentar do Progressistas ao MP consta que em 2016 o INSS formalizara um acordo de cooperação técnica com todas as associações de pescadores do estado. O convênio previa que as informações sobre os beneficiários dos programas do governo federal – a exemplo do seguro-defeso – seriam reunidos no sistema chamado Gerenciador de Tarefas (GET). E ainda que toda a movimentação dos benefícios deveria ser informada por meio do GET ou através de e-mails a serem enviados aos representantes das colônias.

Bug

Elenildo alega, porém, que isso nunca ocorreu. Na reclamação feita ao MP, o vereador cita o exemplo de uma senhora cujo benefício foi liberado no dia 8 de março deste ano, sendo que no GET constava, sete dias depois, a mensagem ‘aguardando conferência de documentos’.

À revelia

Adversário político de Elenildo, seu vice na Colônia de Pescadores, José Roberto, é acusado de extrapolar as prerrogativas do cargo ao vir pessoalmente à Capital, tendo regressado a Cruzeiro do Sul com 60 benefícios deferidos pelo INSS. O vereador alega na representação ao MP que o vice-presidente só poderia ter agido com o seu consentimento, o que não ocorreu.

Jogatina

Ainda conforme o denunciante, cópias de mensagens trocadas entre o gerente de benefícios do órgão previdenciário e representantes das colônias de pescadores provam a tentativa de cooptação destes últimos, a partir dos pedidos feitos por Raimundo Nonato para que se filiassem ao PR.

Pedido de investigação

O vereador Elenildo da Pesca solicitou ao Ministério Público a apuração do caso.

Contradança

O site O Antagonista publicou nesta segunda-feira (25) uma mensagem enviada pelo senador pelo MDB do Acre e vice-líder do governo no Congresso, Marcio Bittar, sobre o impasse vivido atualmente entre o Planalto e o Legislativo Federal, no que tange à Reforma da Previdência.

Trecho

“O País passa por um momento grave de sua história: o foco dever ser o de retomar o crescimento econômico para gerar empregos e prosperidade. A serenidade entre os Poderes da República deveria prevalecer. O que está em jogo é o futuro do Brasil. A prudência será vital para a efetividade das reformas pelas quais clamam os brasileiros”, diz trecho da mensagem de Bittar.

À beira do colapso

Segundo o emedebista, a reforma previdenciária “é absolutamente necessária à saúde fiscal do País”. Sem ela, acrescentou, haveria um colapso no sistema de aposentadorias com impacto irreversível nas futuras gerações, e a Nação não será capaz de retomar o crescimento da economia.

Obstáculos

Marcio Bittar sugere ainda que a resistência à proposta da reforma decorre da resistência de Jair Bolsonaro em atender às chantagens corporativistas de deputados e senadores. A desinformação e as demagogias ideológicas também seriam empecilhos à aprovação da proposta.

Prazo de validade

A coluna ouviu de um assessor da prefeita Socorro Neri (PSB) que as atuais críticas aos buracos nas vias públicas de Rio Branco haverão de cessar tão logo comece o verão.

Precaução

Sobre o assunto, lembramos que Socorro Neri anunciou o montante a ser investido na recuperação das ruas – valor que supera R$ 50 milhões –, e que iniciar os serviços nesse período seria jogar dinheiro na lata do lixo.

Quem ri por último…

Caso a prefeita cumpra o que anunciou, em breve seus opositores terão de engolir as censuras e assistir, calados, ao crescimento da aprovação popular do seu governo.

Oitiva

Com a aprovação do requerimento do deputado estadual Fagner Calegário (PV), o governo tem até 30 dias de prazo para atender ao chamado do Parlamento para que os secretários que compõem o núcleo duro da atual gestão prestem explicações principalmente sobre as finanças públicas.

Receita maligna

Calegário se queixa das medidas que visam contenção de gastos pelo Executivo Estadual. Segundo afirma, a dose cavalar do remédio pode matar o paciente – no caso, milhares de trabalhadores prejudicados pela falta de investimentos em setores estratégicos da economia local.

Ácido sulfúrico

O parlamentar do PV, por sinal, tem feito duras críticas a decisões tomadas pela equipe que compõe o staff do governador Gladson Cameli.

Juntos, misturados e rejeitados

Enquanto a ex-senadora Marina Silva descarta uma fusão da Rede Sustentabilidade com o PPS, o PCdoB e o PDT engatam um namoro que pode acabar em matrimônio. Há que se lembrar que o PCdoB, dias atrás, selou uma coalisão com o PPL (Partido Pátria Livre).

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost

Funcionário do INSS no Acre é denunciado ao MP por uso político de cadastros de pescadores