23 de abril de 2024

‘Acredito que haja esperança’, diz vice-ministro do comércio da China sobre acordo com EUA

Vice-ministro do comércio da China, Wang Shouwen, durante um congresso em Pequim — Foto: Fred Dufour/AFP

A China mantém a esperança de que chegará a um entendimento comercial com os Estados Unidos, disse o vice-ministro chinês do Comércio, Wang Shouwen neste sábado (9). A declaração acontece depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmar que aceitará apenas um “grande acordo”.

“Acredito que haja esperança”, declarou Wang Shouwen a jornalistas, em paralelo à sessão anual da Assembleia Popular Nacional da China (ANP, o Parlamento chinês).

Para ilustrar a vontade de ambas as partes para alcançar um acordo, Wang citou como exemplo o cardápio sino-americano servido às delegações dos dois países em sua última sessão de negociações de alto nível no mês passado em Washington.

O negociador chinês Liu He “comeu um hambúrguer, enquanto (o representante dos Estados Unidos para o Comércio, USTR) Robert Lighthizer comeu frango com berinjelas e arroz”, afirmou Wang.

“Durante todo processo de negociações, serviu-se chá e café, mas os dois beberam água”, afirmou. “Foi para encontrar um terreno comum”.

Na sexta-feira, Donald Trump advertiu, porém, que o diálogo poderá ser interrompido, caso não se resolvam os pontos mais polêmicos.

O presidente dos EUA Donald Trump acena durante encontro com o líder norte-coreano Kim Jong-un em Hanói, no Vietnã — Foto: Jorge Silva/Reuters

“Tenho confiança (…) Se não for um grande acordo, não fecharei um acordo”, disse Trump, em uma mudança radical de tom, após o otimismo das últimas semanas.

As duas potências econômicas negociam desde janeiro um acordo para pôr fim à guerra comercial deflagrada no ano passado, que se materializou em tarifas recíprocas envolvendo bilhões de dólares.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost