Acre solicita antecipação da campanha de vacinação contra H1N1 após confirmação da doença

Após confirmação de casos do vírus H1N1, o município de Rio Branco, capital do Acre, solicitou a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe que deve ocorrer nacionalmente a partir do dia 15 de abril e se estende até 31 de maio.

O pedido, feito junto ao Ministério da Saúde, é para que a campanha seja antecipada no Estado para o dia 10 de abril, cinco dias antes da nacional, conforme confirmou a diretora da Vigilância Epidemiológica de Rio Branco, Socorro Martins, ao G1.

Campanha de vacinação pode ser antecipada no Acre/Foto:

Segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), nove casos da doença já foram confirmados e outros 40 estão sendo investigados, o que motivou o pedido de antecipação.

Inicialmente a campanha será direcionada a um público alvo. Gestantes, mulheres com até 45 dias após parto, crianças de seis meses a seis anos, idosos de 60 anos, professores das redes públicas e privadas, pessoas privadas de liberdade e pessoas com doenças crônicas, fazem parte do grupo de recomendação para a vacinação contra a gripe.

Confirmação da doença

A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) confirmou na última semana que foram notificados nove casos de gripe H1N1 (influenza) no estado. Contudo, ainda não foram confirmados casos envolvendo morte de pacientes. O órgão descartou a possibilidade de uma epidemia da doença.

Como medida, a Sesacre informou que está realizando monitoramento da doença através de unidades que foram montadas na Capital e em Brasileia.

O Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do segundo Distrito, são as unidades que estão realizando o monitoramento em Rio Branco. Já em Brasileia, os casos estão sendo acompanhados no Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana.

Os pacientes que foram diagnosticados com a gripe já iniciaram o tratamento e apresentam quadro de saúde estável, segundo a Secretaria.

Campanha Nacional

A campanha nacional de vacinação contra gripe está prevista para acontecer neste ano entre os dias 15 de abril e 31 de maio. A mobilização geral, conhecida como dia D, deve ocorrer no dia 4 de maio.

O estado do Amazonas também solicitou antecipação da campanha que teve início na última quarta-feira (20), após a ocorrência de casos e óbitos por influenza, desde fevereiro deste ano, no estado.

Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019, até o momento, já foram notificados 666 casos suspeitos, sendo confirmados 107 para H1N1. Destes, 28 mortes foram confirmadas pela doença.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost