20 de abril de 2024

Acre estará presente no mais importante congresso de meio ambiente da América Latina

O secretário de Estado de Meio Ambiente e o presidente do Instituto Climático do Acre, Israel Milani e Carlos Cavalcante da Silveira, respectivamente, confirmaram participação de pesquisadores acreanos no XXV Congresso Mundial da IUFRO (União Internacional das Organizações de Pesquisa Florestal), a ser realizado de 29 de setembro a 5 de outubro deste ano, em Curitiba (PR). O detalhamento da participação dos acreanos no evento começaram a ocorrer na última sexta-feira (22), durante reunião dos dois assessores do governo do estado com pesquisadores da Universidade Federal do Acre (Ufac).

Floresta será debatida em evento/ (Foto: Wikimedia)

Será a primeira vez que o evento ocorre na América Latina e o tema do congresso deste ano será “Pesquisa Florestal e Cooperação para o Desenvolvimento Sustentável”, para o qual são esperados cerca de três mil participantes, de pelo menos 114 países, para tratar sobre diversos aspectos ligados à pesquisa florestal e mudanças climáticas. “Vamos aproveitar a oportunidade para discutir iniciativas políticas no Acre, como por exemplo o Sistema Estadual de Incentivos a Serviços Ambientais e o Programa de Regularização Ambiental”, disse Israel Milani.

O Acre é o Estado brasileiro com o menor índice de desmatamento em relação à sua cobertura vegetal original, que detém em torno de 87% por cento. Por isso, deverá ter papel de destaque durante a realização do Congresso, uma oportunidade única para pesquisadores da região mostrarem a importância da pesquisa florestal na promoção do desenvolvimento sustentável e o Acre, apontado até aqui como o único brasileiro a fazer opção pelo desenvolvimento com base na sustentabilidade, será objeto de discussão – mesmo que setores do governo do estado venham anunciando a opção da atual administração pelo chamado agronegócio, cujas atividades seriam incompatíveis com a preservação voltada para a pesquisa.

As instituições anfitriãs do evento são o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Outras instituições apoiam o evento, como agências governamentais, universidades, instituições de pesquisa e empresas florestais, além de entidades locais de turismo e a Embratur.

A organização dos congressos da IUFRO é de responsabilidade de dois Comitês, o Comitê Científico do Congresso (CSC) e o Comitê Organizador do Congresso (COC). O Congresso é o maior evento de pesquisa florestal do mundo e a expectativa em relação ao número de trabalhos submetidos foi amplamente superada. Para o presidente da Comissão Organizadora do Congresso, Joberto Veloso, do Serviço Florestal Brasileiro, “a quantidade submetida e a qualidade dos resumos nos indicam que teremos um Congresso marcado por altas discussões, o que nos deixa muito satisfeitos”.

O país que mais submeteu resumos foi o anfitrião Brasil, seguido por Estados Unidos, Índia, Nigéria, China, Alemanha, Colômbia, Suécia, Canadá e Japão. “Teremos certamente diversidade e, por consequência, uma troca de conhecimento muito rica entre os participantes, em um grande fórum de pesquisas sobre florestas”, completa Patricia Povoa de Mattos, da Embrapa Florestas e representante do Comitê Organizador do IUFRO2019 no Comitê Científico.

A seleção dos resumos levou em consideração o contexto das sessões técnicas do Congresso, delineadas em cinco temas estratégicos: “Florestas para as Pessoas”; “Florestas e Mudanças Climáticas”; “Florestas e Produtos Florestais para um Futuro Mais Verde”; “Biodiversidade, Serviços Ambientais e Invasões Biológicas”; e “Florestas e Interação com o Solo e Água”.

PUBLICIDADE
logo-contil-1.png

Anuncie (Publicidade)

© 2023 ContilNet Notícias – Todos os direitos reservados. Desenvolvido e hospedado por TupaHost